Ir para página inicialParceria UnifamParceria Unifam

Notícias

Utilização de placa oclusal promove longevidade às reabilitações estético-funcionais

Publicado em : 28/06/2018

Autor : ABO Goiás

Fonte : Revista Odonto n° 36 -

Apesar de não ser um assunto novo, a confecção de placas oclusais deve ser um recurso de domínio de todo cirurgião-dentista reabilitador e também dos clínicos gerais por ser uma ferramenta de baixo custo operacional com alto valor agregado. Logo, demanda atualização profissional.

Visando o aperfeiçoamento da técnica, a ABO Goiás realiza o curso “Placas Oclusais - Protegendo o Sistema e Mantendo a Reabilitação”. Com natureza laboratorial - tipo “Hands On” - a partir de casos clínicos reais, o aluno realizará todo o processo de confecção da placa que será demonstrado em todos os passos clínicos e laboratoriais.

“Estamos seguros, até pela própria experiência clínica da Equipe Dentística, que o aluno terá uma nova ferramenta de trabalho de fácil execução e com grandes resultados. O objetivo do curso é preparar o cirurgião-dentista a executar a técnica de confecção de placas oclusais desde a etapa laboratorial aos ajustes finais pós-instalação clínica; haja vista a importância da técnica na manutenção das reabilitações assim como o controle das patologias parafuncionais”, frisa o coordenador do curso, Wellington Martins.

Segundo ele, os participantes receberão o conteúdo teórico e terão oportunidade de realizar etapas laboratoriais e participar ativamente das demonstrações clínicas, para melhor entendimento da técnica trabalhada.

Para Wellington, o grande diferencial é o estabelecimento de um método de diagnóstico e confecção de placa oclusal por intermédio de técnicas simples, aplicáveis no dia-a-dia, com embasamento científico e preconizadas pela Equipe Dentística e aplicadas nos cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e na prática privada dos consultórios.

 

Impacto

O coordenador enfatiza que os profissionais da área de reabilitação podem se beneficiar com o curso, sejam especialistas ou clínicos gerais, uma vez que grande parte da população apresenta parafunção oral.

Dessa forma, gera impacto positivo a todos os personagens envolvidos em tratamentos reabilitadores complexos gerando lucratividade e longevidade aos tratamentos realizados assim como conforto aos pacientes mantendo estável os procedimentos restauradores executados. “Para isso, contaremos com a experiência dos professores Rafael Decurcio e Lúcio Monteiro, que também lecionarão no curso”, diz.

Apesar de o assunto ser importantíssimo, há poucos cursos específicos no Brasil sobre o tema. Inserindo a abordagem clínica, o curso da ABO Goiás é protagonista, talvez o único. Martins lembra que o tema é comumente abordado em cursos voltados para técnicos em prótese dentária, não possuindo aplicação clínica, o que é essencial.

“Teremos um curso voltado ao cirurgião-dentista clínico, que será capacitado a utilizar essa nova ferramenta, inclusive com conhecimentos sobre o sistema CAD-CAM, processo tecnológico que pode agilizar a confecção da placa”, ressalta.

 

Detalhes

O curso terá duração de três dias, entre 23 e 25 de agosto. A programação compreenderá aulas teóricas de princípios básicos de oclusão, técnicas CAS de reabilitação oral preconizada pelo professor Anibal Alonso (ARG), DVO, relação cêntrica, articulador semi-ajustável e placa oclusal.

Serão ensinadas ainda duas técnicas de confecção, sendo uma com a necessidade de uso de articulador e outra sem esta necessidade, e o dentista poderá executar no dia a dia a que melhor se encaixa na sua logística de atendimento do consultório.

 

Inscrições:
https://www.abogoias.org.br/cursos/placas-oclusais-protegendo-o-sistema-e-mantendo-a-reabilitacao
62 3236-3116 ou 98116-9175 (whatsapp)








Paixão das antigas

Paixão das antigas

 28/06/2018

 Revista Odonto n° 36

Graduada pela UniEvangélica de Anápolis, especialista em Dentística Restauradora pela ABO Goiás em 2014 (Equipe Dentística), agora seu foco está na conclusão da especialização em Reabilitação Oral também pela [...]


Outro olhar sobre o Araguaia

Outro olhar sobre o Araguaia

 28/06/2018

 Revista Odonto n° 36

É oficial: a temporada do Araguaia começou em Goiás. Mesmo com as temperaturas baixas características do inverno na região Centro-Oeste à noite, é nesse período que as águas do rio Araguaia baixam e surgem as praias de [...]


Disciplina,  talento e ousadia

Disciplina, talento e ousadia

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Responsável pelo desenvolvimento de técnicas restauradoras inovadoras, Luis Gustavo Barrotte supera os estereótipos de professor, pesquisador, palestrante e profissional da Odontologia



Voltar