Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Sorriso e face em perfeita harmonia

Publicado em : 26/06/2019

Fonte : Revista Odonto nº 40 - https://www.abogoias.org.br/revistas

 

Apesar da Harmonização Orofacial ser uma especialidade recente, alguns dentistas já se dedicam ao aperfeiçoamento de suas técnicas. Durante o CIOGO 2019, os mais respeitados profissionais que já vinham pesquisando e desenvolvendo técnicas de harmonização facial discutirão as bases científicas e os recursos tecnológicos da especialidade, regulamentada recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia, que tem despontado como uma promissora área de atuação profissional.

A Harmonização Orofacial é composta por um conjunto de procedimentos que visa ressaltar os pontos positivos da face, disfarçar os negativos e diminuir os danos estéticos e funcionais. O coordenador do módulo, professor Altamiro Flávio, lembra que, durante os trabalhos estéticos, muitas vezes os profissionais se deparam com assimetrias ou mesmo outros aspectos esteticamente desagradáveis, como o sorriso gengival. Com isso, segundo ele, é necessário o tratamento dos tecidos faciais, e não focar apenas em dentes e gengivas.

Apesar da regulamentação da especialidade ser recente, em Goiás já existem dentistas que trabalham com a harmonização facial há mais de 10 anos. Bons exemplos são os dos doutores Francisco Célio Dantas, Luciana Resende e Maria Geovânia Ferreira. O mesmo acontece em todo Brasil, que já é reconhecido como o País onde os dentistas têm o maior conhecimento sobre o contexto orofacial no mundo todo. Portanto, os profissionais brasileiros têm muito a ensinar.

Altamiro Flávio informa que entre as recentes inovações está a entrada no mercado de outras marcas de toxina botulínica tipo A, proporcionando mais opções de escolha para os profissionais. No campo do preenchimento facial, a maior inovação é a entrada do policaprolactona, que tem durabilidade maior que a do ácido hialurônico. “Enquanto o ácido hialurônico dura, em média um ano, este novo produto, vendido com o nome comercial de Ellansé, tem durabilidade de quatro anos”, destaca o professor.

Ampla abordagem

Os temas propostos pelo módulo de Harmonização Orofacial são abrangentes e buscam a aplicabilidade das técnicas e o embasamento científico. Ele começa com o curso teórico de ‘Tratamentos superficiais da pele’, ministrado pela especialista em Ortopedia Facial dos Maxilares, Luciana de Oliveira Resende, que é professora assistente nos cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento Facial da Equipe Altamiro Flávio. Ela vai mostrar a importância de um adequado manejo da pele antes de iniciar procedimentos um pouco mais invasivos.

Técnicas como a fototerapia e a indução percutânea de colágeno favorecem os tratamentos, por estimular a renovação celular, melhorando a textura superficial e a coloração da pele. O curso abordará soluções não invasivas para preparar a face para os procedimentos mais complexos de harmonização.

Partindo do princípio de que é muito importante não causar dano ao paciente, a especialista em Dentística, professora de cursos livres de Harmonização Orofacial e editora assistente da Face Magazine, Marcia Viotti, e a especialista em Prótese Dentária e professora assistente nos cursos do professor Altamiro Flávio, pela ABO Goiás, Maria Geovânia Ferreira, detalharão importantes áreas anatômicas a serem conhecidas para que se evitem as intercorrências. Os participantes terão noções de anatomia da face com relevância no uso da toxina botulínica e preenchedores faciais, assim como as áreas anatômicas de risco.

Já o curso teórico ministrado pela diretora da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais, Karina Ferrão, abordará a estética do sorriso e o uso da Harmonização Orofacial como alternativa de tratamento. José Peixoto Ferrão Júnior fará uma abordagem sobre o uso terapêutico da toxina botulínica na Odontologia. O módulo será encerrado com uma palestra do professor Altamiro Flávio sobre ‘Fios de suspensão e preenchimento com policaprolactona’. “São assuntos relevantes para a prática odontológica diária com professores comprometidos com a ciência”, diz Altamiro.

 

Leia a Revista Odonto n°40 na íntegra


Sorriso e face em equilíbrio

Sorriso e face em equilíbrio

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Novo curso de Especialização em Harmonização Orofacial da ABO Goiás oferecerá uma completa formação para os cirurgiões dentistas que queiram ampliar sua zona de atuação, atuando mais em procedimentos estéticos






Graduação com excelência

Graduação com excelência

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Curso de Odontologia da Unifan, que conta com a parceria técnico-científica da ABO Goiás, realiza vestibular para formação de sua quarta turma em 2020 e se consolida pela busca de um ensino de excelência




Fechando com chave de ouro

Fechando com chave de ouro

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Chegou a hora de comemorar a chegada de mais um ano e não faltam opções de eventos e diversão em Goiânia e interior



Voltar