Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Sorriso e face em perfeita harmonia

Publicado em : 26/06/2019

Fonte : Revista Odonto nº 40 - https://www.abogoias.org.br/revistas

 

Apesar da Harmonização Orofacial ser uma especialidade recente, alguns dentistas já se dedicam ao aperfeiçoamento de suas técnicas. Durante o CIOGO 2019, os mais respeitados profissionais que já vinham pesquisando e desenvolvendo técnicas de harmonização facial discutirão as bases científicas e os recursos tecnológicos da especialidade, regulamentada recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia, que tem despontado como uma promissora área de atuação profissional.

A Harmonização Orofacial é composta por um conjunto de procedimentos que visa ressaltar os pontos positivos da face, disfarçar os negativos e diminuir os danos estéticos e funcionais. O coordenador do módulo, professor Altamiro Flávio, lembra que, durante os trabalhos estéticos, muitas vezes os profissionais se deparam com assimetrias ou mesmo outros aspectos esteticamente desagradáveis, como o sorriso gengival. Com isso, segundo ele, é necessário o tratamento dos tecidos faciais, e não focar apenas em dentes e gengivas.

Apesar da regulamentação da especialidade ser recente, em Goiás já existem dentistas que trabalham com a harmonização facial há mais de 10 anos. Bons exemplos são os dos doutores Francisco Célio Dantas, Luciana Resende e Maria Geovânia Ferreira. O mesmo acontece em todo Brasil, que já é reconhecido como o País onde os dentistas têm o maior conhecimento sobre o contexto orofacial no mundo todo. Portanto, os profissionais brasileiros têm muito a ensinar.

Altamiro Flávio informa que entre as recentes inovações está a entrada no mercado de outras marcas de toxina botulínica tipo A, proporcionando mais opções de escolha para os profissionais. No campo do preenchimento facial, a maior inovação é a entrada do policaprolactona, que tem durabilidade maior que a do ácido hialurônico. “Enquanto o ácido hialurônico dura, em média um ano, este novo produto, vendido com o nome comercial de Ellansé, tem durabilidade de quatro anos”, destaca o professor.

Ampla abordagem

Os temas propostos pelo módulo de Harmonização Orofacial são abrangentes e buscam a aplicabilidade das técnicas e o embasamento científico. Ele começa com o curso teórico de ‘Tratamentos superficiais da pele’, ministrado pela especialista em Ortopedia Facial dos Maxilares, Luciana de Oliveira Resende, que é professora assistente nos cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento Facial da Equipe Altamiro Flávio. Ela vai mostrar a importância de um adequado manejo da pele antes de iniciar procedimentos um pouco mais invasivos.

Técnicas como a fototerapia e a indução percutânea de colágeno favorecem os tratamentos, por estimular a renovação celular, melhorando a textura superficial e a coloração da pele. O curso abordará soluções não invasivas para preparar a face para os procedimentos mais complexos de harmonização.

Partindo do princípio de que é muito importante não causar dano ao paciente, a especialista em Dentística, professora de cursos livres de Harmonização Orofacial e editora assistente da Face Magazine, Marcia Viotti, e a especialista em Prótese Dentária e professora assistente nos cursos do professor Altamiro Flávio, pela ABO Goiás, Maria Geovânia Ferreira, detalharão importantes áreas anatômicas a serem conhecidas para que se evitem as intercorrências. Os participantes terão noções de anatomia da face com relevância no uso da toxina botulínica e preenchedores faciais, assim como as áreas anatômicas de risco.

Já o curso teórico ministrado pela diretora da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais, Karina Ferrão, abordará a estética do sorriso e o uso da Harmonização Orofacial como alternativa de tratamento. José Peixoto Ferrão Júnior fará uma abordagem sobre o uso terapêutico da toxina botulínica na Odontologia. O módulo será encerrado com uma palestra do professor Altamiro Flávio sobre ‘Fios de suspensão e preenchimento com policaprolactona’. “São assuntos relevantes para a prática odontológica diária com professores comprometidos com a ciência”, diz Altamiro.

 

Leia a Revista Odonto n°40 na íntegra


CIOGO - Importante

CIOGO - Importante

 10/09/2019

  AVISOS IMPORTANTES Estamos a apenas dois dias do CIOGO19 com as melhores expectativas possíveis. Lhe desejamos dias de muito aprendizado, confraternização e excelentes negócios. Para que tudo isso seja possível, reunimos algumas [...]






Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

 17/07/2019

  O CIOGO, em parceria com a Gnatus e DoctorShop, promove o já tradicional sorteio de um consultório aos congressistas. Nesta edição, um dos participantes do Congresso vai sair de lá com seu certificado de participação e um [...]






Voltar