Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Sorriso e face em equilíbrio

Publicado em : 16/12/2019

Fonte : Revista Odonto nº 42 -

 

Após o reconhecimento da especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2019, havia uma grande expectativa pelo curso de Especialização em Harmonização Orofacial na ABO Goiás com a equipe do professor Altamiro Flávio, referência mundial no assunto. O curso qualificará o cirurgião-dentista para esta prática relativamente nova, oferecendo todo conhecimento científico necessário para que ele tenha total segurança nestes procedimentos. Esta é uma área que desperta cada vez mais o interesse entre os profissionais, por conta de uma demanda crescente dos pacientes por procedimentos estéticos, visando um equilíbrio perfeito do sorriso com a face.

No dia 29 de janeiro de 2019 foi publicada a Resolução CFO-198/2019,  onde o conselho reconheceu a Harmonização Orofacial como especialidade e regulamentou procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face, trazendo segurança sobre o tema. Em 2011, o CFO já havia se manifestado sobre alguns procedimentos: “Considerando as diversas consultas feitas ao Conselho, quanto ao uso, por cirurgião dentista, da toxina botulínica e do ácido hialurônico, esclarece que: é permitido o uso de tais substâncias”. Assim, após anos de discussões, foi finalmente alcançada a consolidação dos procedimentos orofaciais.

O novo curso da ABO Goiás será coordenado pelo professor Altamiro Flávio Pacheco, membro fundador da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI) e com 12 anos de tradição no ensino de procedimentos faciais. Ele lembra que, desde a graduação, onde os dentistas estudam anatomia facial por dois anos, o olhar começa se voltar para a face e, em um próximo momento, entende-se a necessidade de integração entre os tecidos perio-orais com a cavidade oral. “Não foi o Conselho que propôs ao dentista que ele iniciasse atividades orofaciais. A classe odontológica, com os conhecimentos adquiridos na graduação, viu a possibilidade de se usar essas novas ferramentas para os benefícios dos pacientes, integrando face e boca”, diz.

Altamiro lembra que as profissões são dinâmicas e que a Odontologia passou por muitas evoluções, sendo a mais recente delas a Harmonização Orofacial. Ele começou a trabalhar com toxina botulínica em 2008 para solucionar casos de assimetria labial que deixavam pacientes com sorrisos assimétricos. Antes disso, havia ganho várias competições de galeria de sorrisos em alguns estados. Porém muitos casos não poderiam ser aproveitados para o concurso devido às assimetrias e ele se incomodava de não poder servir bem a estes pacientes. “Assim, comecei a estudar artigos científicos e fazer cursos nesta área, a buscar a cooperação de colegas de diferentes países e participar de grupos como o Orofacial Club”, conta.

Estrutura

Altamiro ressalta que o novo curso contará com a excelente estrutura física da ABO Goiás, que possui salas de aulas adequadas ao ensino odontológico. Mas o mais importante é o patrimônio humano da Associação, que conta com uma equipe de funcionários eficiente e experiente, que trabalha em diferentes cursos de pós-graduação. “Este know how traz excelência aos cursos promovidos pela instituição”, destaca. A equipe é formada por quatro profissionais de renome: além dele, as cirurgiãs-dentistas Márcia Viotti, que atua em São Paulo, e Maria Geovânia e Luciana Resende, que atuam em Goiânia.

Serão abertas 24 vagas para o curso. Os alunos serão qualificados para maioria dos procedimentos orofaciais relevantes para os pacientes. Entre os conteúdos ministrados, estão Análise Facial, Toxina Botulínica, Preenchimento Facial, Anatomia, Lip Lift, Fotografia, Bichectomia, Pele (Nutracêuticos e Dermocosméticos), Cirurgia Plástica Periodontal, Laserterapia, Jato de Plasma, Fios Faciais, Lipo de papada, Pigmentação de Lábio, entre outros. 






Graduação com excelência

Graduação com excelência

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Curso de Odontologia da Unifan, que conta com a parceria técnico-científica da ABO Goiás, realiza vestibular para formação de sua quarta turma em 2020 e se consolida pela busca de um ensino de excelência




Fechando com chave de ouro

Fechando com chave de ouro

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Chegou a hora de comemorar a chegada de mais um ano e não faltam opções de eventos e diversão em Goiânia e interior




Voltar