Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Parceria com Unifan marca expansão da ABO Goiás

Publicado em : 10/09/2018

Autor : ABO Goiás

Fonte : Revista Odonto n° 37 -

 

É oficial: a ABO Goiás é a primeira seccional a constituir parceria com uma universidade para graduação em Odontologia. A colaboração entre a instituição e a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) torna a Associação o Câmpus Avançado do novo curso de Odontologia da universidade, instalado em agosto deste ano. O convênio sela a expansão da instituição e traz uma perspectiva de novos investimentos em infraestrutura para acomodar os alunos nas futuras atividades laboratoriais e clínicas, aprimorando ainda mais a estrutura já existente para atendimento às turmas de pós-graduação.

De acordo com o presidente da ABO Goiás, o professor mestre e também coordenador do curso da Unifan, Alessandro Freire, trata-se de uma parceria de cooperação técnico-científica. Ele explica que a instituição há muito tempo promove cursos de pós-graduação com a chancela de universidades, agora, os cursos de especialização terão maior autonomia e independência com a certificação própria.

“Agora, teremos uma redução no custo operacional, permitindo novos investimentos na própria ABO Goiás, como a construção de clínicas, laboratórios e melhoria da estrutura, que já é muito boa. Inclusive, estamos planejando novas instalações para acolher os novatos que devem ser 120, ao longo do primeiro ano do curso. No entanto, a estrutura da ABO Goiás será utilizada somente a médio e longo prazo, porque nos primeiros 18 meses o espaço utilizado será somente o da Unifan, que é de excelência e atualmente atende aos alunos do curso de Medicina”, destaca o presidente.

Transformar a ABO Goiás em um Câmpus Avançado foi uma ideia madura. A proposta surgiu após a Unifan decidir instalar a graduação em Odontologia para agregar ao Instituto de Ciências da Saúde da universidade, que tem diversos cursos na área. Como professor da faculdade de Medicina na Unifan, o presidente da ABO Goiás colaborou no processo de criação do curso e enxergou a oportunidade de firmar a parceria. “Afinal, é uma instituição séria, em busca da excelência, assim como a Associação. Dessa forma, prestaremos apoio técnico-científico por meio dos professores e da expertise de mais de 70 anos na Odontologia goiana”, frisa Alessandro.

Ele lembra que, atualmente, a ABO Goiás se destaca como a maior seccional do Brasil em número de alunos de especialização, aperfeiçoamento e atualização profissional. A instituição cresceu em ritmo acelerado na última década, investiu bastante na excelência científica e em infraestrutura, como a aquisição de um tomógrafo, novos laboratórios, consultórios, microscópio clínico, reformas entre outros investimentos. "A parceria com a Unifan vem como uma oportunidade para melhorar ainda mais essa estrutura e permitir novos avanços”, acredita Alessandro.

Marco oficial
O convênio foi assinado na sede da ABO Goiás em uma reunião com o gestor da Universidade e diretor acadêmico, o professor pós-doutor Carlos Vicchiatti, em julho de 2017. O contrato que ratifica a parceria foi avaliado e avalizado pela assessoria jurídica de ambas as instituições e, posteriormente, assinado com a presença da diretoria também das duas entidades. As atividades conjuntas começaram antes mesmo da instalação da graduação. A elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) apresentado ao Ministério da Educação (MEC) foi realizada já em parceria. Em seguida, avaliadores visitaram a Unifan e a ABO Goiás.

No núcleo docente estruturante do curso de Odontologia, todos os professores dentro do projeto são da ABO Goiás. Ou seja, a equipe possui uma excelente formação, com doutores, mestres e especialistas, muitos com experiência na graduação em outras faculdades. “Isso atribui à Unifan um curso com o conceito 4 no MEC em uma escala que vai até 5. Os profissionais envolvidos foram escolhidos a dedo para concretizar esse projeto de primeira qualidade e altíssimo nível. Queremos ser o melhor curso de Odontologia do Centro-Oeste. Para a ABO Goiás, o novo cenário significa o engrandecimento local e nacional da Associação e da Odontologia goiana”, conclui Alessandro.





Lousa pode ser aposta da Odontologia goiana

Lousa pode ser aposta da Odontologia goiana

 08/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  Estreante na corrida eleitoral, ele promete ser a diferença na Assembleia Legislativa de Goiás. A longa história de Rafael Lousa dentro de instituições voltadas ao empreendedorismo e o empenho na atuação profissional são, na [...]


Planejamento Estratégico norteia os rumos da ABO Goiás

Planejamento Estratégico norteia os rumos da ABO Goiás

 06/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  A diretoria da ABO Goiás identificou a necessidade de investir na melhoria do atendimento oferecido aos pacientes da instituição. Para nortear esse trabalho foi contratada a Explain Consultoria, que começou o diagnóstico por meio de pesquisas de [...]



Se joga!

Se joga!

 10/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  Na mitologia grega, Dédalo e Ícaro já haviam desafiado as leis da natureza ao conseguirem voar com estruturas semelhantes a asas confeccionadas com penas de pássaros e cera. Historicamente, os primeiros registros confiáveis datam do século [...]


Circuito Gastronômico goiano

Circuito Gastronômico goiano

 10/09/2018

 Revista Odonto n° 37

Uma viagem precisa de itens básicos para ser inesquecível: companhias agradáveis, atrações turísticas e boa comida. O pacote completo pode custar pouco e estar bem perto. Em Goiás, as oportunidades para desfrutar de cenários [...]




Voltar