Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Odontologia Estética apresenta seus maiores avanços

Publicado em : 14/12/2018

Fonte : Revista Odonto nº 38 -

As mais recentes tendências em técnicas e conceitos para os procedimentos de reabilitação estética foram apresentadas a cerca de 600 profissionais no Congresso Internacional de Odontologia Estética (Estética Goiás 2018), realizado no último mês de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento apresentou procedimentos que já são utilizados no mercado, mas com uma abordagem mais contemporânea, através de novas técnicas, materiais e equipamentos para reabilitação, que podem gerar resultados muito melhores para o paciente, além de proporcionarem maior longevidade.

O evento, realizado pela ABO Goiás, atraiu participantes de vários estados e de 10 países, como México, Panamá, Argentina, Peru e Bolívia, para Goiânia, que já é reconhecida como um polo de formação de especialistas que buscam conhecimentos avançados em odontologia estética. Atualmente, os cursos oferecidos pela ABO Goiás já respondem por 60% a 70% dos especialistas no Estado. Por tudo isso, o congresso registrou lotação máxima do auditório Lago Azul do Centro de Convenções, que passou a sediar o evento em 2014.

A abordagem contemporânea das reabilitações estéticas foi feita num contexto interdisciplinar, que envolveu Dentística, Periodontia, Prótese Dentária e Implantodontia. “É um congresso que discute a evolução dos principais procedimentos estéticos que fazem parte da Odontologia e que possam oferecer resultados mais naturais e agradáveis aos pacientes”, explica o diretor de Congressos da ABO Goiás, Rafael Decurcio. Ele lembra que a demanda pelos procedimentos estéticos sofreu um verdadeiro boom, com o advento das lentes de contato dental.

O Congresso de Odontologia Estética apresentou procedimentos muito semelhantes aos que já existem, mas com técnicas e materiais inovadores e que, por isso, podem gerar resultados melhores que os atuais. O diretor da ABO Goiás explica que esses avanços se traduzem numa maior longevidade, ou seja, maior resistência. “Não há nenhum procedimento restaurador que dure para sempre, mas é preciso buscar novos materiais e técnicas que tragam essa maior longevidade para aumentar o tempo de intervalo entre os tratamentos”, destaca.

Atualmente, segundo Rafael Decurcio, o que está mais em voga é a harmonização facial. Porém, à época de estruturação da grade científica para o Estética Goiás 2018, o assunto ainda gerava discussão sobre os limites de atuação do cirurgião-dentista e a organização do evento optou por não realizar palestras sobre o tema. A classe médica, inclusive, já havia levado o assunto para a esfera judicial. “É uma discussão técnica, mas os órgãos competentes e o Conselho Federal de Odontologia já definiram os limites de atuação para seus profissionais”, ressalta o diretor da ABO Goiás.

Portanto, as discussões em torno da harmonização facial ficarão para a próxima edição do Congresso Internacional de Odontologia de Goiás, que acontecerá em 2019 e que é bem mais amplo, reunindo todas as áreas de atuação da categoria, com a participação de cerca de 10 mil pessoas de praticamente toda a América Latina.

O Estética Goiás 2018 também teve um espaço reservado para uma feira comercial, que contou com a presença de mais de 20 marcas, que expuseram e comercializaram seus mais recentes lançamentos em produtos, equipamentos e serviços que ajudam a facilitar o trabalho e até aprimorar os conhecimentos dos cirurgiões-dentistas. Tudo foi oferecido em condições especiais para os congressistas.

 

 

Interdisciplinaridade
O Congresso de Odontologia Estética foi marcado pela interdisciplinaridade ao abordar desde princípios básicos, como clareamento, até os mais complexos da reabilitação, sempre amparados em evidências científicas. Foram várias palestras de especialistas de renome mundial, como o italiano Vicenzo Mussela, responsável pela abordagem de reabilitações complexas, com o tema “Odontologia Estética Moderna – workflow de A a Z”. Ele foi muito bem avaliado pelos participantes e deve voltar em uma próxima edição.

Vários procedimentos técnicos inovadores foram apresentados durante o Estética Goiás. Outro grande destaque foi o professor Luis Gustavo Barrotte Albino, que deu uma aula com forte embasamento científico sobre um dos temas mais executados na prática diária dos consultórios: restaurações estéticas de dentes posteriores. “Ele apresentou muita base científica para definição de protocolos, métodos e materiais que auxiliam no dia a dia do cirurgião-dentista”, lembra Rafael.

Especialista em Dentística Restauradora, Barrotte, que é membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia e da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, viaja o Brasil todo divulgando os mais recentes métodos empregados na Dentística, em nível nacional e mundial. Dois destes métodos foram, inclusive, desenvolvidos por ele: duas técnicas restauradoras publicadas na Odontologia. “Trabalhamos com técnicas facilitadoras para o clínico, com menos passos, maior efetividade de resultados e facilidade de reprodução”, justificou o pesquisador, durante um curso na ABO Goiás.

A técnica de restauração de dentes posteriores é a mais difundida nas palestras ministradas por ele no Brasil e no exterior, considerada uma divisora de águas. Durante o Estética Goiás 2018, ele abordou a técnica restauradora, as tendências no processo de indicação e o que a ciência vem mostrando, como a troca de conceitos restauradores e materiais mais resilientes. Barrotte já havia ressaltado a relevância do assunto no processo reabilitador, por se tratar do setor mais importante do sistema Estomatognático e como se deve restaurá-lo, pois a Odontologia vai muito além de lentes de contato dental.

Novos horizontes
Rafael Decurcio lembra das muitas mudanças que ocorreram na Dentística, fazendo com que ela fosse ampliada para conceitos novos de reabilitação e ultrapassasse os limites da antiga restauração com resina e até metal. “Por isso, hoje há um crescente número de profissionais querendo se especializar nesta área, pois os pacientes buscam cada vez mais resultados estéticos”, destaca. Com esta evolução, os cirurgiões-dentistas já foram autorizados a realizar procedimentos estéticos faciais, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais e bichectomia.

Goiânia já é um polo de formação de especialistas em odontologia estética e a própria ABO Goiás se dedica à formação e qualificação do crescente número de profissionais que desejam investir na área. O professor Altamiro Flávio, um dos precursores da harmonização no País e um dos profissionais que mais estudam e desenvolvem técnicas na área, inclusive com um livro lançado sobre o tema, é responsável pelo Curso de Formação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial da ABO Goiás. Rafael Decurcio ressalta que os cursos da ABO Goiás são muito completos, ao proporcionarem um amplo embasamento teórico e princípios estéticos aos participantes, sendo reconhecidos em toda América Latina pela alta qualidade na formação.








Jornada Odontológica de Anápolis, 11 a 13 de Abril

Jornada Odontológica de Anápolis, 11 a 13 de Abril

 26/03/2019

Desde 1973, o Curso de Odontologia da UniEvangélica realiza a Jornada Odontológica de Anápolis (JOA), cujos os objetivos são de atualizar os conhecimentos teóricos, aperfeiçoar habilidades na área Odontológica, mostrar outras [...]


Registre sua marca e durma tranquilo

Registre sua marca e durma tranquilo

 27/03/2019

 Revista Odonto nº 39

Parceria da ABO Goiás com a E-Marcas dará todo suporte necessário para que os associados possam registrar suas marcas corretamente, evitando possíveis dores de cabeça


CIOGO 19: o grande evento  da Odontologia moderna

CIOGO 19: o grande evento da Odontologia moderna

 27/03/2019

 Revista Odonto nº 39

Pré-venda aberta com condições especiais e exclusivas para associados. Na edição 2019, os congressistas terão acesso a uma extensa programação técnica e científica para atualizem seus conhecimentos com o que há de mais moderno no Brasil e no mundo


Reinserção social através do sorriso

Reinserção social através do sorriso

 27/03/2019

 Revista Odonto nº 39

ONG Por1Sorriso realiza missões sociais que oferecem tratamentos dentários gratuitos a comunidades carentes e ajudam a devolver o sorriso e a resgatar a autoestima de quem está à à margem da sociedade


Voltar