Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Muito trabalho e realizações pela Odontologia

Publicado em : 26/06/2019

Fonte : Revista Odonto nº 40 - https://www.abogoias.org.br/revistas

 

Mantendo a tradição de sempre homenagear profissionais que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da Odontologia com a Presidência de Honra do Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (CIOGO), a edição 2019 do evento fará uma justa homenagem ao trabalho incansável da Coordenadora Científica da Equipe Dentística da ABO Goiás: Paula Cardoso. Referência mundial em Odontologia Estética, com 20 anos na profissão, fez de sua trajetória um sacerdócio à docência e à própria formação técnica e científica, construindo um currículo qualificado e pautado em seriedade na produção de ciência e técnica.

Especialista em Dentística Restauradora pela Universidade de São Paulo (Bauru), mestre e doutora em Dentística Restauradora pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis), o trabalho de Paula Cardoso e toda projeção alcançada por ela foram decisivos para o reconhecimento da excelência dos cursos oferecidos pela ABO Goiás dentro e fora do Brasil, catapultando o patamar da instituição ora regional para um padrão de convergência internacional, atraindo alunos de todos os estados brasileiros e países sul-americanos e contribuindo assim para o desenvolvimento da instituição no âmbito científico e institucional. “Sinto imensa felicidade em poder contribuir com a casa que nos recebe, nos abriga e nos dá tanto carinho para que possamos, juntos como equipe, desenvolver nosso amor pela docência. Nada mais gratificante que perceber que o esforço de tantos gera bons frutos à nossa casa. A ABO Goiás é referência mundial como escola de pós-graduação e vê-la crescer é um estímulo para que eu continue a produzir cada vez mais”, ressalta Paula Cardoso sobre a ABO Goiás.

Há quase dez anos à frente da Equipe Dentística da ABO Goiás, coordena integralmente todos os projetos idealizados com perfil inovador, sempre focada no processo Ensino-Aprendizagem que gere resultados clínicos aplicáveis, valendo a pena a todos os alunos que procuram a equipe para atualização técnica-científica. Paula foi uma das precursoras no desenvolvimento de pesquisas e no ensino das técnicas sobre facetas cerâmicas e “lentes de contato” e, hoje, responde pelo mais tradicional curso de Facetas Cerâmicas do Brasil. “Este foi o primeiro curso clínico do País sobre facetas cerâmicas, em que os alunos podem atender pacientes executando a técnica e obtendo os próprios resultados em um ambiente acadêmico seguro”, destaca Paula Cardoso.

O curso já está na 17ª turma nacional e 12ª turma para latino americanos. São quase 500 alunos somente nessa modalidade de formação. “Somando a quantidade de procedimentos realizados em todos os cursos clínicos da Equipe Dentística, coordenei a cimentação de aproximadamente 13 mil facetas cerâmicas e lentes de contato. Isso significa mais de 1.500 pacientes reabilitados estética e funcionalmente. Participamos da vida das pessoas de forma positiva com o envolvimento decisivo de todos: pacientes, alunos, colaboradores da entidade e a equipe”, lembra a doutora.

A intensa atividade clínica somada à ciência que nutre a ação docente da professora Paula Cardoso resultaram no desenvolvimento de uma ampla produção científica, com a publicação de vários artigos nacionais e internacionais. Segundo Paula, “o que não tem respostas clínicas, nós buscamos pelas próprias pesquisas”. Tanto trabalho e dedicação resultaram na publicação do livro de sua autoria, “Facetas - Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos”, que foi lançado em três idiomas e tornou-se best seller no primeiro ano de lançamento, brindando a Odontologia Estética com um “livro de cabeceira”.

 

 

Os cursos de especialização nacional e internacional oferecidos pela ABO Goiás e coordenados por ela atraem alunos de várias partes do Brasil e de países da América do Sul, como Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. “De uma forma inovadora e consciente, contribuímos de forma positiva para a mudança conceitual das especializações em Dentística no país, ampliando o leque de procedimentos realizados e absorvendo um mercado indefinido de pacientes”, diz.

Paula acredita que o trabalho de coordenação exercido por uma mulher geralmente apresenta características mais emocionais à Equipe, envolvendo e estimulando a todos. Além de transferir conhecimento técnico aos seus alunos, ela procura mostrar nos pequenos detalhes a importância de se doar como pessoa em tudo que faz. Como resultado, a Equipe Dentística se transformou em uma família. De acordo com Paula, “não é só um projeto para ensinar técnicas e ciência a alunos. É recebê-los com carinho familiar, ensinando o que é preciso, corrigindo rumos com a rigidez do amor, tratar pacientes como seres humanos e não tão somente como um agregado de dentes. Nossa equipe trabalha com a responsabilidade que o ofício impõe e se diverte com a alegria que uma família proporciona”.

Hoje, são 70 alunos regulares inscritos nas especializações, o que demanda muita energia pessoal e organização, um trabalho de bastidores intenso, pouco percebido, mas absolutamente necessário para que tudo possa acontecer da forma planejada. A equipe de Paula Cardoso já ministrou cursos em congressos internacionais de quase toda a América Latina, do México à Argentina, e há dois anos também chegou ao Velho Mundo, passando por Itália e Portugal. Este ano, eles se preparam para ministrar cursos na Suécia e guardam novidades para o ano que vem. Entre especializações e outros cursos de aperfeiçoamento e imersão na ABO Goiás, a maior dificuldade de Paula é conciliar os cronogramas de atividades docentes com sua também intensa rotina diária de consultório. Apesar da exigência, os cursos são uma grande paixão, uma verdadeira missão que ela abraçou com muito amor.

A importância da referência familiar

A Odontologia corre nas veias da família de Paula Cardoso, que tem irmãos atuantes, além da mãe, Lucienne de Carvalho, como referência de dedicação à profissão. De sua criação vem grande parte de seu amor pela Odontologia, que continuou em seu casamento com Rafael Decurcio, que também é parte da Equipe Dentística. Ela acredita que possa inspirar outras mulheres, não apenas por seu trabalho na Odontologia, mas também por sua busca constante pelo fortalecimento familiar, onde os filhos são prioridade.

 

 

Para garantir os momentos de união familiar, Paula conta que, durante suas folgas, gosta muito de cozinhar para o marido e os filhos, Leonardo e Bruno. Segundo ela, essa foi uma forma que encontrou para fortalecer os laços, aproveitando os momentos à mesa para boas conversas e risadas, desfrutando da intimidade do seio familiar. Assim, ela consegue estar mais perto e ainda se esforça para acompanhar as atividades escolares. “Apesar de ter uma rotina pesada, acho que consigo conciliar bem a família, atendimento no consultório e o ensino”, pontua. Por isso, suas postagens nas redes sociais são predominantemente voltadas para os momentos em casa, quando está perto de todos que ama.

Congresso

Paula Cardoso ressalta a emoção que é ser escolhida como Presidente de Honra do CIOGO 2019, por toda magnitude alcançada pelo evento ao longo dos anos e que fez com que o congresso esteja entre os maiores da Odontologia mundial. “É admirável saber que a Odontologia goiana é responsável pela organização de um evento tão grande, com envolvimento de mais de 10.000 pessoas e com repercussão mundial, recebendo participantes de todos os Estados Brasileiros e países da América Latina. Isso devido à grande quantidade de palestras de várias especialidades, com filosofias de trabalho muito fortes e palestrantes reconhecidos internacionalmente”, destaca.

Ela conta que, a princípio, ficou assustada com o convite, por se considerar jovem para presidir um congresso com esta grandiosidade. “Mas percebi que, independente da idade, a minha história na Odontologia foi positiva até aqui”, reconhece. A organização também fez questão de mostrar à professora a importância de tudo que ela já fez e faz pela profissão e pela ABO Goiás, que passou por uma grande transformação protagonizada pela Equipe Dentística, que alavancou seu número de alunos e de procedimentos clínicos, refletindo diretamente no crescimento da instituição e destacando o Estado de Goiás como um celeiro formador de bons profissionais.

Os congressistas e palestrantes também costumam ficar encantados com a receptividade dos goianos, com a forma carinhosa em que são recebidos. “As pessoas vêm ao CIOGO para desfrutar de muita ciência, bons encontros, uma feira comercial fantástica, muita informação e até para fazer networking, fundamental nos dias de hoje”, conclui Paula.

 

Leia a Revista Odonto n°40 na íntegra


CIOGO - Importante

CIOGO - Importante

 10/09/2019

  AVISOS IMPORTANTES Estamos a apenas dois dias do CIOGO19 com as melhores expectativas possíveis. Lhe desejamos dias de muito aprendizado, confraternização e excelentes negócios. Para que tudo isso seja possível, reunimos algumas [...]






Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

 17/07/2019

  O CIOGO, em parceria com a Gnatus e DoctorShop, promove o já tradicional sorteio de um consultório aos congressistas. Nesta edição, um dos participantes do Congresso vai sair de lá com seu certificado de participação e um [...]






Voltar