Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Excelência e integração na Implantodontia

Publicado em : 16/12/2019

Fonte : Revista Odonto nº 42 -

 

A Especialização em Implantodontia da ABO Goiás está de cara nova. O curso ganhou uma nova equipe multidisciplinar, altamente qualificada, com especializações, mestrados, doutorados, pós-doutorados e fellows internacionais, que atua nas áreas de implantodontia, periodontia, prótese e cirurgia. O objetivo é fazer com que o aluno tenha acesso ao que há de mais moderno na especialidade pelo mundo, como técnicas e materiais que ainda nem chegaram ao mercado.

A nova equipe é formada por oito professores com larga experiência em cursos de pós-graduação em Implantodontia e experiência clínica, com rotina em consultório privado. 
O coordenador do curso é o cirurgião dentista Leandro Carvalho Cardoso, que é especialista, mestre, doutor, professor e coordenador de pós-graduação em Implantodontia desde 2007, sendo autor de vários artigos científicos na área. Ele lembra que já coordenou nove turmas de especialização em implantes e participou de 15 turmas atuando como professor e coordenador, sendo responsável pela formação de mais de 170 especialistas que já atuam no mercado.

Além de contar com a completa estrutura da ABO, o curso também terá vários diferenciais. Ele abordará múltiplos sistemas de implantes, consolidando a experiência necessária para flexibilidade e adaptação às diferentes situações clínicas e econômicas. Segundo Leandro, a especialização dará ênfase especial ao planejamento para excelência em perio-implantodontia e reabilitação oral estético-funcional sobre implantes, incluindo modernas ferramentas de fotografia, planejamento digital do sorriso, exames por imagem e guias cirúrgicos analógicos e digitais.

Biotecnologia

Outro importante diferencial desta pós-graduação da ABO Goiás será a aplicação clínica da biotecnologia na implantodontia moderna com a utilização de cirurgias guiadas, implantes de zircônio, implantes extracurtos, implante extraestreito e implantes reabilitados com carga imediata e precoce (21 dias). O coordenador do curso lembra que o foco será em técnicas cirúrgicas avançadas aplicadas à Implantodontia, visando a reconstrução tecidual tridimensional em tecidos duros e moles.

O curso é destinado a clínicos e especialistas que desejam adquirir, atualizar ou aprimorar os conhecimentos na área, incluindo aspectos do diagnóstico, planejamento, execução e prognóstico das reabilitações orais sobre implantes. Serão abertas 12 vagas, visando garantir maior conforto aos participantes e qualidade total do ensino. Leandro ressalta a importância da especialização proporcionar uma ampla integração teórica e clínica na junção de três especialidades: periodontia, implantodontia e prótese dentária, com a possibilidade do aluno acompanhar seu paciente em diferentes etapas de tratamento que precisem do auxílio da periodontia e prótese dentária especializada.

“Os alunos terão acesso ao que há de mais moderno em implantodontia, inclusive modelos de implante que ainda nem chegaram ao mercado”, destaca o coordenador do curso. Isso porque Leandro é consultor científico de empresas internacionais da área de implantodontia e renegeração óssea. Segundo ele, o objetivo é capacitar o cirurgião dentista para executar procedimentos cirúrgicos e protéticos sobre implantes até os mais avançados níveis de complexidade, visando oferecer aos pacientes tratamentos pautados em evidências científicas e tecnologia de ponta.

Os critérios de seleção dos candidatos incluirão análise de currículo e entrevista. O treinamento organizado e sistêmico inclui aulas téoricas, hands on e vídeo-clínicas, trazendo máxima qualidade à execução dos casos clínicos. Leandro lembra que essa equipe altamente qualificada e multidisciplinar integrará conhecimentos de prótese, oclusão, periodontia e cirurgia aos conteúdos específicos da Implantodontia.





Artigo: Coragem & Consciência, por Carlos Estrela

Artigo: Coragem & Consciência, por Carlos Estrela

 13/05/2020

O céu cinza descarrega lágrimas ardentes sobre a terra em brasa laranja-vermelha. O homem enaltece sua nobre ignorância em prantos de reclamações, pois não consegue controlar mais sua mente e dar espaço ao que perdeu há séculos, a [...]


Covid: Manual de Biossegurança na Odontologia

Covid: Manual de Biossegurança na Odontologia

 22/04/2020

 CFO

Com apoio institucional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e apoio científico do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e do International Team for Implantology (ITI), o “Manual de Boas Práticas em Biossegurança para [...]



Comunicado aos Alunos: atualizado em 03 de Abril

Comunicado aos Alunos: atualizado em 03 de Abril

 03/04/2020

  Prezados Alunos,   Sob nova determinação do Governo de Goiás em decreto publicado hoje, 03 de abril, informamos que a ABO Goiás segue com suas atividades presenciais suspensas até o dia 19 de Abril. Diante desse cenário, para [...]





Voltar