Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Escala de cores personalizada é destaque em curso do Estética Goiás

Publicado em : 10/09/2018

Autor : ABO Goiás

Fonte : Revista Odonto n° 37 -

 

Perfeição é o objetivo de maior parte dos pacientes que buscam consultórios visando resultados estéticos. Esse é o caminho percorrido por milhares de pessoas que alavancaram os resultados positivos do mercado da Odontologia Estética no Brasil. Conforme mostram dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a área apresentou um crescimento superior a 300% nos últimos três anos.

A demanda exige dos profissionais atenção e detalhismo acima da média. A cor ideal para cada paciente é uma das maiores dificuldades encontradas pelos profissionais na intervenção e, quando se trata de resinas, a questão envolve ainda a subjetividade do procedimento já que a tonalidade é desencadeada mais pela luz que é captada pelos olhos do que pelo material em si.
Controlar a espessura e translucidez das resinas, conhecer as possibilidades de estratificação em facetas e do opaquer base para restaurações amplas são essenciais para os cirurgiões-dentistas que executam o procedimento. Assim, a ABO Goiás convidou o conferencista internacional Rafael Calixto, que tem larga experiência em Dentística após anos de estudo – ele é especialista, mestre e doutor na área – e de prática clínica em seu consultório localizado em Ribeirão Preto, em São Paulo, para ministrar um curso durante o Estética Goiás.

Em “The color concept: resinas compostas anteriores”, Calixto abordará técnicas de restaurações diretas com resinas compostas no setor anterior, enfatizando as fases de escolha de cor e estratificação das camadas. A novidade, segundo o pesquisador, é uma escala de cores personalizada para simplificar o passo a passo operatório de escolha de cor e reduzir o número de erros nessa fase.

“É uma maneira diferente de pensar em cor, uma forma lógica e eficiente de entender o comportamento óptico dos diferentes tecidos dentais (esmalte e dentina) e estabelecer um método para diagnóstico de cor e seleção correta da resina composta que irá ‘imitar’ cada tecido dental” afirma.

Uso diversificado
“Na última década, as resinas compostas tiveram relevantes melhorias na qualidade de suas partículas, característica óptica e consistência de trabalho, desencadeando otimização dos resultados estéticos das restaurações e aumentando a sua longevidade clínica”, afirma. O professor frisa o impacto direto dos conhecimentos assimilados durante o encontro não somente para os profisisonais da clínica geral e estética, mas também daqueles voltados à prótese e ortodontia. “Afinal, os procedimentos com resina são muito comuns para complementação de tratamentos de outras especialidades”, detalha.

Para diminuir erros, conseguir mais produtividade no consultório e garantir qualidade ao procedimento clínico, Rafael dá algumas orientações. De acordo com ele, “é de extrema importância que o profissional esteja atualizado sobre a evolução das resinas compostas, que saiba escolher e conheça as especificidades de cada material.”

Agenda
O curso está marcado para 29 de setembro (sábado), no segundo e último dia do Estética Goiás - Congresso Internacional de Odontologia Estética, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Durante uma hora, o conferencista compartilhará a nova técnica e capacitará o profissional para aplicá-la no dia-a-dia clínico. Outro assunto repercutido por Rafael Calixto em sua palestra está ligado à ética profissional.

“Nesse contexto estético que vivemos hoje, a procura dos pacientes pelo sorriso “branco” tem levado a uma série de sobretratamentos, muitos deles com desgastes dentais absolutamente desnecessários. Se queremos evoluir e aplicar um conceito conservador para os nossos tratamentos, devemos pensar sempre na manutenção da estrutura dental hígida em primeiro lugar”, defende.




Lousa pode ser aposta da Odontologia goiana

Lousa pode ser aposta da Odontologia goiana

 08/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  Estreante na corrida eleitoral, ele promete ser a diferença na Assembleia Legislativa de Goiás. A longa história de Rafael Lousa dentro de instituições voltadas ao empreendedorismo e o empenho na atuação profissional são, na [...]


Planejamento Estratégico norteia os rumos da ABO Goiás

Planejamento Estratégico norteia os rumos da ABO Goiás

 06/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  A diretoria da ABO Goiás identificou a necessidade de investir na melhoria do atendimento oferecido aos pacientes da instituição. Para nortear esse trabalho foi contratada a Explain Consultoria, que começou o diagnóstico por meio de pesquisas de [...]


Parceria com Unifan marca expansão da ABO Goiás

Parceria com Unifan marca expansão da ABO Goiás

 10/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  Inscrições e informações sobre o Vestibular 2019-1 - Odontologia Unifan / ABO É oficial: a ABO Goiás é a primeira seccional a constituir parceria com uma universidade para graduação em Odontologia. A [...]



Se joga!

Se joga!

 10/09/2018

 Revista Odonto n° 37

  Na mitologia grega, Dédalo e Ícaro já haviam desafiado as leis da natureza ao conseguirem voar com estruturas semelhantes a asas confeccionadas com penas de pássaros e cera. Historicamente, os primeiros registros confiáveis datam do século [...]


Circuito Gastronômico goiano

Circuito Gastronômico goiano

 10/09/2018

 Revista Odonto n° 37

Uma viagem precisa de itens básicos para ser inesquecível: companhias agradáveis, atrações turísticas e boa comida. O pacote completo pode custar pouco e estar bem perto. Em Goiás, as oportunidades para desfrutar de cenários [...]




Voltar