Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Escala de cores personalizada é destaque em curso do Estética Goiás

Publicado em : 10/09/2018

Autor : ABO Goiás

Fonte : Revista Odonto n° 37 -

 

Perfeição é o objetivo de maior parte dos pacientes que buscam consultórios visando resultados estéticos. Esse é o caminho percorrido por milhares de pessoas que alavancaram os resultados positivos do mercado da Odontologia Estética no Brasil. Conforme mostram dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a área apresentou um crescimento superior a 300% nos últimos três anos.

A demanda exige dos profissionais atenção e detalhismo acima da média. A cor ideal para cada paciente é uma das maiores dificuldades encontradas pelos profissionais na intervenção e, quando se trata de resinas, a questão envolve ainda a subjetividade do procedimento já que a tonalidade é desencadeada mais pela luz que é captada pelos olhos do que pelo material em si.
Controlar a espessura e translucidez das resinas, conhecer as possibilidades de estratificação em facetas e do opaquer base para restaurações amplas são essenciais para os cirurgiões-dentistas que executam o procedimento. Assim, a ABO Goiás convidou o conferencista internacional Rafael Calixto, que tem larga experiência em Dentística após anos de estudo – ele é especialista, mestre e doutor na área – e de prática clínica em seu consultório localizado em Ribeirão Preto, em São Paulo, para ministrar um curso durante o Estética Goiás.

Em “The color concept: resinas compostas anteriores”, Calixto abordará técnicas de restaurações diretas com resinas compostas no setor anterior, enfatizando as fases de escolha de cor e estratificação das camadas. A novidade, segundo o pesquisador, é uma escala de cores personalizada para simplificar o passo a passo operatório de escolha de cor e reduzir o número de erros nessa fase.

“É uma maneira diferente de pensar em cor, uma forma lógica e eficiente de entender o comportamento óptico dos diferentes tecidos dentais (esmalte e dentina) e estabelecer um método para diagnóstico de cor e seleção correta da resina composta que irá ‘imitar’ cada tecido dental” afirma.

Uso diversificado
“Na última década, as resinas compostas tiveram relevantes melhorias na qualidade de suas partículas, característica óptica e consistência de trabalho, desencadeando otimização dos resultados estéticos das restaurações e aumentando a sua longevidade clínica”, afirma. O professor frisa o impacto direto dos conhecimentos assimilados durante o encontro não somente para os profisisonais da clínica geral e estética, mas também daqueles voltados à prótese e ortodontia. “Afinal, os procedimentos com resina são muito comuns para complementação de tratamentos de outras especialidades”, detalha.

Para diminuir erros, conseguir mais produtividade no consultório e garantir qualidade ao procedimento clínico, Rafael dá algumas orientações. De acordo com ele, “é de extrema importância que o profissional esteja atualizado sobre a evolução das resinas compostas, que saiba escolher e conheça as especificidades de cada material.”

Agenda
O curso está marcado para 29 de setembro (sábado), no segundo e último dia do Estética Goiás - Congresso Internacional de Odontologia Estética, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Goiânia. Durante uma hora, o conferencista compartilhará a nova técnica e capacitará o profissional para aplicá-la no dia-a-dia clínico. Outro assunto repercutido por Rafael Calixto em sua palestra está ligado à ética profissional.

“Nesse contexto estético que vivemos hoje, a procura dos pacientes pelo sorriso “branco” tem levado a uma série de sobretratamentos, muitos deles com desgastes dentais absolutamente desnecessários. Se queremos evoluir e aplicar um conceito conservador para os nossos tratamentos, devemos pensar sempre na manutenção da estrutura dental hígida em primeiro lugar”, defende.






Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

 17/07/2019

  O CIOGO, em parceria com a Gnatus e DoctorShop, promove o já tradicional sorteio de um consultório aos congressistas. Nesta edição, um dos participantes do Congresso vai sair de lá com seu certificado de participação e um [...]







Voltar