Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Endodontia: conhecimento e evolução tecnológica

Publicado em : 26/06/2019

Fonte : Revista Odonto nº 40 - https://www.abogoias.org.br/revistas

 

A programação científica do CIOGO 2019 contemplará seis módulos de especialidades que aprofundarão os conhecimentos científicos e práticos dos congressistas dentro de cada uma das áreas. Um destes módulos, que costumam ser muito disputados, é o da Endodontia, que acontece no dia 14 de setembro (sábado). Nele, palestrantes renomados internacionais e nacionais apresentarão conhecimentos científicos do mais alto nível, traduzindo-os para a prática clínica.

O coordenador científico do CIOGO 2019 e coordenador do Módulo da Endodontia, Daniel Decurcio, lembra que essa é uma especialidade dentro da Odontologia que tem uma curva de aprendizagem mais longa. “Associado ao conhecimento científico e às bases que temos, a Endodontia requer um desenvolvimento da destreza manual, habilidades técnicas e a utilização de tecnologia no tratamento”, explica. Segundo ele, nas últimas décadas, uma das áreas que mais evoluíram em termos de tecnologia na Odontologia foi a Endodontia, justamente por seu grau de dificuldade.

Para Daniel Decurcio, a associação do conhecimento científico das bases biológicas a esta evolução tecnológica tem conduzido a uma Endodontia mais democrática, que é executada de maneira primorosa e com alta qualidade por grandes especialistas, alunos de graduação ou recém-formados. “Ela requer este empenho, estudo e conhecimento, a busca pelo domínio da tecnologia fundamentada nas bases biológicas”, destaca.

Goiás já se tornou referência nacional e mundial em Endodontia, graças a um dos palestrantes que estarão no evento: o professor titular de Endodontia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carlos Estrela, que trouxe a especialidade para o centro das atenções no Brasil e no mundo. Atualmente, ele é um dos pesquisadores de referência na área, que tem trabalhado muito na produção de conhecimento científico, colocando a Endodontia goiana no cenário internacional.

Ele irá palestrar junto com o professor Mike Bueno, de Cuiabá (MT), um grande expoente da Radiologia, mas que também tem um trabalho muito forte junto à Endodontia. Mike desenvolveu um software de alta performance para o aprimoramento da tomografia computadorizada de feixe cônico: o e-Vol DX. “A tomografia é aliada da Odontologia e este software tem revolucionado a Endodontia pela alta qualidade da imagem e remoção dos artefatos gerados a partir da tomografia”, explica o coordenador do módulo. Eles falarão sobre as grandes mudanças na Endodontia com o software.

O evento também trará dois nomes internacionais. Um deles é o professor italiano Giampiero Rossi-Fedele, titular de Odontologia da Universidade de Adelaide, na Austrália e um dos grandes pesquisadores na área, com amplo conhecimento científico. Ele dará duas palestras, trazendo esta Endodontia de ponta, pautada no conhecimento científico para a prática clínica: sobre irrigação do canal radicular e Endodontia regenerativa. “Buscando essa informação do mais alto nível científico e traduzindo para o nosso dia a dia clínico”, destaca Daniel.

Outro nome internacional que estará presente no módulo é o do professor Álvaro Cruz, titular da Universidade de Guadalajara, no México, uma das maiores universidades do mundo em tamanho, número de alunos e em qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Ele abordará o tema ‘Conceitos atuais em Periodontite Apical’. O professor trará sua vivência clínica em Endodontia de anos de pesquisas na universidade e aplicação diária em consultório. “São professores que têm este reconhecimento internacional pela alta qualidade do que pesquisam e desenvolvem”, completa o coordenador do evento.

 

Leia a Revista Odonto n°40 na íntegra


Sorriso e face em equilíbrio

Sorriso e face em equilíbrio

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Novo curso de Especialização em Harmonização Orofacial da ABO Goiás oferecerá uma completa formação para os cirurgiões dentistas que queiram ampliar sua zona de atuação, atuando mais em procedimentos estéticos






Graduação com excelência

Graduação com excelência

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Curso de Odontologia da Unifan, que conta com a parceria técnico-científica da ABO Goiás, realiza vestibular para formação de sua quarta turma em 2020 e se consolida pela busca de um ensino de excelência




Fechando com chave de ouro

Fechando com chave de ouro

 16/12/2019

 Revista Odonto nº 42

Chegou a hora de comemorar a chegada de mais um ano e não faltam opções de eventos e diversão em Goiânia e interior



Voltar