Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

Endodontia: conhecimento e evolução tecnológica

Publicado em : 26/06/2019

Fonte : Revista Odonto nº 40 - https://www.abogoias.org.br/revistas

 

A programação científica do CIOGO 2019 contemplará seis módulos de especialidades que aprofundarão os conhecimentos científicos e práticos dos congressistas dentro de cada uma das áreas. Um destes módulos, que costumam ser muito disputados, é o da Endodontia, que acontece no dia 14 de setembro (sábado). Nele, palestrantes renomados internacionais e nacionais apresentarão conhecimentos científicos do mais alto nível, traduzindo-os para a prática clínica.

O coordenador científico do CIOGO 2019 e coordenador do Módulo da Endodontia, Daniel Decurcio, lembra que essa é uma especialidade dentro da Odontologia que tem uma curva de aprendizagem mais longa. “Associado ao conhecimento científico e às bases que temos, a Endodontia requer um desenvolvimento da destreza manual, habilidades técnicas e a utilização de tecnologia no tratamento”, explica. Segundo ele, nas últimas décadas, uma das áreas que mais evoluíram em termos de tecnologia na Odontologia foi a Endodontia, justamente por seu grau de dificuldade.

Para Daniel Decurcio, a associação do conhecimento científico das bases biológicas a esta evolução tecnológica tem conduzido a uma Endodontia mais democrática, que é executada de maneira primorosa e com alta qualidade por grandes especialistas, alunos de graduação ou recém-formados. “Ela requer este empenho, estudo e conhecimento, a busca pelo domínio da tecnologia fundamentada nas bases biológicas”, destaca.

Goiás já se tornou referência nacional e mundial em Endodontia, graças a um dos palestrantes que estarão no evento: o professor titular de Endodontia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carlos Estrela, que trouxe a especialidade para o centro das atenções no Brasil e no mundo. Atualmente, ele é um dos pesquisadores de referência na área, que tem trabalhado muito na produção de conhecimento científico, colocando a Endodontia goiana no cenário internacional.

Ele irá palestrar junto com o professor Mike Bueno, de Cuiabá (MT), um grande expoente da Radiologia, mas que também tem um trabalho muito forte junto à Endodontia. Mike desenvolveu um software de alta performance para o aprimoramento da tomografia computadorizada de feixe cônico: o e-Vol DX. “A tomografia é aliada da Odontologia e este software tem revolucionado a Endodontia pela alta qualidade da imagem e remoção dos artefatos gerados a partir da tomografia”, explica o coordenador do módulo. Eles falarão sobre as grandes mudanças na Endodontia com o software.

O evento também trará dois nomes internacionais. Um deles é o professor italiano Giampiero Rossi-Fedele, titular de Odontologia da Universidade de Adelaide, na Austrália e um dos grandes pesquisadores na área, com amplo conhecimento científico. Ele dará duas palestras, trazendo esta Endodontia de ponta, pautada no conhecimento científico para a prática clínica: sobre irrigação do canal radicular e Endodontia regenerativa. “Buscando essa informação do mais alto nível científico e traduzindo para o nosso dia a dia clínico”, destaca Daniel.

Outro nome internacional que estará presente no módulo é o do professor Álvaro Cruz, titular da Universidade de Guadalajara, no México, uma das maiores universidades do mundo em tamanho, número de alunos e em qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Ele abordará o tema ‘Conceitos atuais em Periodontite Apical’. O professor trará sua vivência clínica em Endodontia de anos de pesquisas na universidade e aplicação diária em consultório. “São professores que têm este reconhecimento internacional pela alta qualidade do que pesquisam e desenvolvem”, completa o coordenador do evento.

 

Leia a Revista Odonto n°40 na íntegra






Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

 17/07/2019

  O CIOGO, em parceria com a Gnatus e DoctorShop, promove o já tradicional sorteio de um consultório aos congressistas. Nesta edição, um dos participantes do Congresso vai sair de lá com seu certificado de participação e um [...]







Voltar