Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

CIOGO 19: o grande evento da Odontologia moderna

Publicado em : 27/03/2019

Fonte : Revista Odonto nº 39 -

Já começou a contagem regressiva para um dos maiores eventos da Odontologia no Brasil e na América Latina. A próxima edição do Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (CIOGO 19), que acontecerá entre os dias 11 e 14 de setembro, deve reunir cerca de 11 mil pessoas no Centro de Convenções de Goiânia, mil a mais que no último evento, que foi realizado em 2017. 

Este ano, a programação está recheada de novidades para que profissionais e estudantes tenham acesso às últimas novidades técnicas e científicas para aprimorarem e atualizarem seus conhecimentos. O CIOGO, um grande evento bianual, realizado pela ABO Goiás, foi ampliando sua magnitude ao longo dos anos até ser considerado o segundo maior e melhor congresso de Odontologia do País, oferecendo uma ampla feira comercial e um vasto conteúdo de atividades científica aos participantes. 

O diretor de Congressos da ABO Goiás, Rafael Decurcio, explica que o evento é preparado com base em três pilares: um científico, outro comercial e um terceiro social. “A cada ano, trabalhamos para fortalecer cada um deles”, garante. Atualmente, o CIOGO só perde em magnitude para o congresso de São Paulo, que tem uma parte comercial muito forte, por conta do grande número de indústrias naquele estado. O Congresso goiano se destaca por sua grade científica excepcional e pelo acolhimento caloroso dos participantes no Happy Hour diário. Rafael lembra que o grande evento da Odontologia goiana é uma oportunidade única para que os congressistas possam se atualizar com as últimas tendências e inovações tecnológicas e científicas da Odontologia. “Hoje, a velocidade de inovações em técnicas e materiais tem sido brutal, exigindo uma constante atualização”, destaca o diretor da ABO.

Ao mesmo tempo, o evento também oferecerá uma grande oportunidade para confraternização entre os participantes, que aproveitam para rever e fazer novas amizades em seu meio. A última edição, que recebeu cerca de 9,8 mil pessoas, registrou a presença de congressistas de todos os estados brasileiros e de várias partes da América Latina.

No CIOGO, os participantes terão acesso a uma extensa programação técnica, que inclui diversas palestras, conferências, módulos de especialidades e cursos da grade científica principal. O diretor da ABO Goiás lembra que este é o único evento que utiliza toda a estrutura do Centro de Convenções de Goiânia, entre pavilhões, auditórios e salas, por conta de sua magnitude. 
O congresso contará com uma grande área de alimentação e diversas opções para que os participantes nem precisem sair do local para fazerem suas refeições, além de uma extensa feira comercial com a exposição de grandes marcas que apresentarão o que há de mais moderno em materiais, equipamentos e serviços odontológicos.

A agência de turismo oficial do evento, a Fabmar Turismo, oferece aos participantes de outras cidades, estados e países algumas opções de pacotes de viagem e de descontos em hospedagens na rede hoteleira local, contato pelo (62) 3626-9919 ou [email protected].

Evento discutirá temas relevantes para o setor

As inscrições para o CIOGO 19 estão abertas em regime de pré-venda com condições especiais. Rafael Decurcio informa que alguns palestrantes convidados estarão em Goiânia pela primeira vez, como o renomado professor argentino Aníbal Alonso, a maior autoridade em Oclusão no mundo. Outro grande nome que já confirmou presença foi o cirurgião dentista português Paulo Monteiro, especialista em Estética, que apresentará aos congressistas as últimas novidades mundiais em procedimentos neste segmento.

O diretor da ABO Goiás lembra que a Odontologia moderna é extremamente dinâmica e oferece vários meios de atualização, como cursos de pós-graduação, que exigem tempo e um razoável investimento, aquisição de livros mais recentes, que podem enfrentar uma rápida defasagem diante da tecnologia atual, entre outras opções. Neste contexto, se destaca a atualização em congressos científicos, como o CIOGO, onde os palestrantes apresentam o que existe de mais recente em termos de evolução científica nos assuntos que abordam. 

“Você recebe as últimas informações sobre o assunto, altamente atualizadas e diretamente da fonte. Trata-se de uma atualização praticamente em tempo real”, destaca Rafael. Os palestrantes convidados são oriundos de centros de pesquisa importantes no Brasil e no mundo e compartilharão o que há de mais moderno no contexto do assunto abordado.

Por isso, participar de congressos é fundamental para a atualização profissional em qualquer segmento. Ele lembra que, depois de participar de um congresso como o CIOGO, geralmente os congressistas voltam estimulados para estudarem mais e aprimorarem sua formação profissional. Vale lembrar que o evento também oferecerá cursos rápidos, com duração de uma a duas horas, que abordarão praticamente todas as áreas da Odontologia.

O CIOGO 19 discutirá praticamente todos os temas de relevância atual para a Odontologia, seja dentro ou fora dos consultórios. Rafael Decurcio cita que além dos temas tradicionais, haverá espaço para Gestão, Marketing, Odontologia Hospitalar, Odontologia Legal, entre outros. Informações relevantes também serão disponibilizadas pelo Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), que estará com um estande no Congresso para orientar os profissionais sobre a parte de legislação e ética no setor.

Inscrições de acordo com o perfil do congressista

Ao fazer sua inscrição para o evento, a pessoa receberá um “cardápio” com a relação dos cursos, salas e respectivos horários para selecionar os temas de seu maior interesse. Mais de 80% da grade de cursos já está definida. Rafael ressalta a importância de o congressista fazer sua inscrição o quanto antes para garantir vaga nos cursos de suas áreas de maior interesse no evento, pois a procura foi grande nas últimas edições. “Algumas turmas mais procuradas costumam lotar rapidamente”, adverte do diretor da ABO.

Os valores das inscrições variam bastante, de acordo com alguns requisitos, como a categoria do participante e a quantidade de atividades selecionadas. Haverá uma inscrição básica, chamada de adesão, que dá acesso às conferências gratuitas, exposição de trabalhos científicos e fóruns. O congressista poderá adicionar à inscrição básica os cursos de seu maior interesse, que poderão ser adquiridos em pacotes de vão de três a 12 cursos, com incentivo nos valores para quem se inscrever em mais cursos.

Outra opção de inscrição são os módulos de especialidade, onde a compra é feita por pacotes fechados. Nesse caso, o pacote já contempla a adesão básica e as atividades referentes à especialidade escolhida. O congressista poderá escolher entre cinco módulos: Odontopediatria, Endodontia, Ortodontia, Radiologia e Diagnóstico Bucal e Militar.

Apresentação de trabalhos científicos

O CIOGO 19 proporcionará aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos, a oportunidade de apresentar e discutir estudos e pesquisas em Odontologia. Quem quiser divulgar seus trabalhos, pode se inscrever em uma das modalidades disponíveis: apresentações orais, pôsteres eletrônicos ou vídeos informativos, abordando temas nas diversas especialidades da Odontologia.

Mais uma vez os pôsteres eletrônicos do evento serão apresentados em painéis de LED de alta definição. A modalidade evita o desperdício de recursos naturais utilizados na impressão e elimina a necessidade de transporte do pôster. Os pôsteres eletrônicos poderão ser apresentados nas categorias científico ou clínico e se destinam à divulgação de informações científicas e à troca de experiências entre os profissionais utilizando-se de fotos, radiografias, gráficos, diagramas ou tabelas. 

CIOGO também é lugar de bons negócios

Um congresso que consegue reunir quase 10 mil visitantes envolvidos direta ou indiretamente com um mesmo segmento é, sem dúvida, um bom lugar para uma empresa divulgar e comercializar produtos voltados para este público. Por isso, a feira comercial se tornou uma das grandes atrações do CIOGO 19. Os bons resultados obtidos pelas empresas participantes todos os anos – algumas estão desde a primeira edição – têm aumentado a procura por espaços comerciais no evento, que já estão quase todos preenchidos.

Faltando praticamente seis meses para o evento, mais de 95% dos espaços disponibilizados para empresas no CIOGO 19 já foram reservados. A gerente administrativa da ABO Goiás, Tereza Mendes, lembra que foram ofertados 124 áreas, com tamanhos entre 12 e 16 metros quadrados, que abrigarão expositores da indústria, comércio e serviços, sendo muitos da área de tecnologia.

Grandes empresas que atuam no ramo da Odontologia apresentarão seus últimos lançamentos em materiais e equipamentos para os profissionais. Entre elas, estão marcas importantes como a Dabi Atlante, Saevo, Kavo Kerr, Cristófoli, 3M, Ivoclar, Oral B, Labordental, iDent, Ivoclar, Curaprox e muitas outras. Várias empresas regionais também já garantiram seu espaço no CIOGO 19, como Única Dental, Dental Sorriso, Doctor Shop, Adelar Equipamentos, Dental Lima, Goiás Odonto e Goiânia Odonto Center.

Tereza informa que o espaço destinado à feira é praticamente o mesmo do ano passado. A novidade é que, este ano, os espaços foram melhor distribuídos para dar mais visibilidade às marcas expositoras no evento. Ela alerta que as reservas podem ser feitas enquanto houverem espaços disponíveis, devendo se encerrar em breve, considerando a baixa disponibilidade atual e a grande procura.

“Muitas empresas participam desde a primeira edição e reservam seus espaços com muita antecedência por causa dos bons resultados que obtiveram nos anos anteriores”, destaca a gerente da ABO Goiás. Ela lembra que estes expositores são atraídos pelo grande número de participantes do evento e também pelo fato deste público estar sempre antenado com as novidades do mercado, principalmente os profissionais goianos.

Tereza ressalta que a Odontologia goiana gosta de estar sempre por dentro dos últimos lançamentos tecnológicos e consome bem estes materiais e equipamentos. Por isso, para os expositores, a feira é mais que um bom lugar para divulgação de produtos, é excelente para realização efetiva de negócios. “Sempre contabilizam um bom volume de negócios fechados durante e após o evento”, completa.

Retorno

Uma das empresas que sempre participa do CIOGO e de outros congressos odontológicos promovidos pela ABO Goiás é a Dental Sorriso. O diretor executivo da empresa, Aldo de Paula, conta que faz questão de estar no evento em todas as edições por dois motivos: para divulgar as marcas e produtos que comercializa e também para fazer boas vendas, que são os maiores objetivos do comércio. Segundo ele, o Congresso sempre proporcionou o retorno esperado para o investimento feito pela empresa, que trabalha com materiais instrumentais de alta qualidade, de marcas nacionais e importadas.

“A Dental Sorriso trabalha com materiais das principais marcas odontológicas do mundo e a feira é uma ótima oportunidade para divulgação dos grandes lançamentos”, destaca. Para ele, o congresso também se tornou um ótimo canal para conquistar novos clientes, principalmente em Goiânia, cidade que se tornou um centro de referência em Odontologia no Brasil e na América Latina. “Grandes artistas já procuram profissionais da capital goiana em busca de melhores resultados para seus procedimentos”, lembra.

Há mais de 10 anos a Ivoclar Vivadent Brasil participa do CIOGO. Para a gerente de Marketing, Vera Lúcia da Silva, estar presente em eventos regionais, em especial na região Centro-Oeste, é fundamental para o fortalecimento da marca Ivoclar no mercado. Segundo ela, esse fortalecimento é estratégico para atingir as metas estabelecidas pela empresa em 2019.

“Enxergamos Goiás como uma região extremamente promissora no segmento Odontológico brasileiro, por isso temos como foco principal a apresentação de nossas novidades e inovações na área digital, com produtos dos segmentos técnico e clínico”, informa Vera Lúcia. Segundo ela, a empresa levará para o evento várias novidades de suas linhas Ivoclar Digital, como scanners para dentistas e laboratórios, e a Linha Clínica, com destaque para o Fluor Protector S, um verniz com flúor que fornece proteção superior contra cárie e erosão dentária.






Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

Congressistas do CIOGO concorrem a um consultório

 17/07/2019

  O CIOGO, em parceria com a Gnatus e DoctorShop, promove o já tradicional sorteio de um consultório aos congressistas. Nesta edição, um dos participantes do Congresso vai sair de lá com seu certificado de participação e um [...]







Voltar