Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

CFO entrega Medalha de Honra ao Mérito Odontológico ao Cirurgião-Dentista Carlos Estrela

Publicado em : 11/05/2021

Autor : Michelle Calazans, Ascom CFO e Lucielle Bernardes, Ascom CRO-GO. Foto: Lucielle Bernardes

Fonte : CFO -

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) entregou nessa segunda-feira, dia 10 de maio, em Goiás, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional ao Cirurgião-Dentista Carlos Estrela pela relevância do trabalho desenvolvido nos campos da ciência (ensino ou pesquisa) à Odontologia. O CFO esteve representado pela Vice-Presidente Tessa Botelho e pelo Tesoureiro Luiz Evaristo Volpato. A honraria é fruto de criterioso processo de análise curricular, avaliação de documentação e pontuação, por meio de Comissão permanente da Autarquia, realizado pela gestão 2018/2021.

Segundo a Vice-Presidente do CFO, Tessa Botelho, inicia-se por Goiás o cronograma de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional Gestão 2018-2021 aos seis agraciados que contribuíram de forma significativa para a valorização da Odontologia no Brasil: “Essa medalha, infelizmente em virtude da pandemia, não pode ser entregue em cerimônia presencial, o que era a intenção da atual Diretoria do CFO, mas é importante ressaltar o mérito que os agraciados recebem esse prêmio. Além dos campos da ciência (ensino ou pesquisa), as demais áreas abrangem contribuição honorífica no plano do desempenho social, político e nos serviços e contribuição benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas altamente significativas para a sociedade. É uma honra muito grande ter um pesquisador do porte do professor Carlos Estrela, de referência nacional e mundial, como representante do Centro-Oeste nessa honraria”. 

O Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, destacou que o homenageado é expoente na ciência endodôntica e também em metodologia científica na área da saúde: “O professor Carlos Estrela engrandece e eleva o nome da Odontologia brasileira. Seus livros de metodologia científica em saúde são referência em diversos programas de pós-graduação no Brasil. O fato de ser do estado de Goiás também merece evidência, por estar longe dos centros tradicionais de produção de conhecimento do país. Carlos Estrela produz ciência de primeira qualidade e esse reconhecimento mundial demonstra a dimensão desse professor”. 

Para o Presidente do CRO-GO, Renerson Gomes dos Santos, Goiás se tornou um centro de estudo de pós-graduação, mestrado e doutorado em Odontologia, com significativa contribuição do professor Carlos Estrela. “É com grande orgulho que prestamos essa homenagem a um Cirurgião-Dentista que possui um dos maiores volumes de publicações científicas do Brasil em Odontologia. São12 livros didáticos publicados em Odontologia, participou de 338 investigações científicas, escreveu 167 capítulos de livros em Odontologia e ministrou mais de 402 cursos de endodontia no Brasil e em vários países da América Latina”, pontuou. 

Para o homenageado, Carlos Estrela, o prêmio está relacionado a uma carreira voltada ao ensino e à pesquisa, que referenciam, inclusive, o estado de Goiás em âmbito nacional. “Essa honraria é também dos meus alunos de graduação e pós-graduação, de todas as pessoas que fazem parte desse processo de ensino e pesquisa, bem como dos amigos que estão envolvidos nessa área em Goiás. Essa honraria reflete o reconhecimento do trabalho arduamente prestado. Só tenho que agradecer ao CFO, à Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), à minha família e, principalmente, a Deus por chegar até aqui”, destacou.

Cirurgião-Dentista Carlos Estrela

Graduado em Odontologia em 1983, tornou-se Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, em 1997; concluiu o curso de Doutorado na Universidade de São Paulo, em 1994; realizou o curso de Mestrado em 1990 na FO/UFPel-RS; e o curso de Especialização em Endodontia em 1986/1987.

Faz parte do Programa de Pós-graduação em Odontologia nas Universidades Federais de Goiás (orientador de Mestrado e Doutorado); Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) na Faculdade de Medicina da UFG.



CIOGO terá nova data devido à Pandemia

CIOGO terá nova data devido à Pandemia

 18/06/2021

  Inicialmente, acreditando em um cenário mais favorável para a realização do congresso em Setembro de 2021, a ABO Goiás trabalhou com todas as possibilidades para manter a programação do CIOGO. No entanto, com as [...]






Lei que exige Dentista em UTI é aprovada em Goiânia

Lei que exige Dentista em UTI é aprovada em Goiânia

 30/09/2020

 CRO Goiás

Foi aprovado, em PRIMEIRA VOTAÇÃO, projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da presença de cirurgião-dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e demais unidades hospitalares públicas e privadas de internações prolongadas, no município de Goiânia.





Voltar