ABO Goiás se mobiliza pela saúde bucal
Publicado em : 16/12/2017
Autor : ABO Goiás
A maior parte dos brasileiros não cuida da boca como deveria e busca auxílio de um dentista apenas quando sente dor. Essa realidade de 55,6% da população que não vai a consultas anuais, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, demanda engajamento de instituições como a ABO Goiás para ajudar a mudar esse cenário.
Na Semana do Dentista, a instituição aproveitou o simbolismo da data - 25 de outubro - em homenagem a esse profissional. Por iniciativa própria e com a colaboração de parceiros, a ABO realizou quatro ações sociais: palestra para estudantes de uma escola da rede pública da capital, dois eventos voltados para militares e uma campanha em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) e outras instituições parceiras.
O ciclo de palestras começou em 20 de outubro quando acadêmicos de Odontologia da UNIP/Goiânia e FUG/Trindade esclareceram alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Eva Vieira, na capital, sobre “Prevenção em saúde bucal – como escovar corretamente os dentes” no auditório da ABO. Ao todo, 400 crianças participaram nos períodos matutino e vespertino.
Crianças da rede municipal de ensino participaram de palestra na ABO Goiás e receberam kits de escovação
No dia seguinte foi a vez de 200 policiais militares e familiares receberem informações sobre “Prevenção em Saúde Bucal – Doenças da Boca”. O assunto foi ministrado por cirurgiões-dentistas da ABO Goiás especialistas em Odontopediatria e Periodontia no Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Já o Batalhão da ROTAM/PMGO recebeu cirurgiões-dentistas militares de várias especialidades para tratar do mesmo assunto em 26 de outubro. Na ocasião, 100 policiais da ROTAM/GOIÁS souberam um pouco mais sobre quais são e como evitar essas enfermidades, como cárie, doenças da gengiva e lesões bucais.
Policiais militares da ROTAM receberam orientações sobre saúde bucal em encontro organizado pelo Serviço Odontológico da Polícia Militar
Vertentes
Ampliando o viés para “Ações de Prevenção em Saúde Bucal – saúde do bebê, técnicas de escovação, exames preventivos de doenças da boca”, a ABO Goiás juntamente com o CRO-GO realizou evento para 1,5 mil pessoas em Aparecida de Goiânia em uma praça pública na cidade durante toda a manhã de 29 de outubro.
Equipe da ABO Goiás e presidente do CRO-GO comemoram receptividade em uma das atividades realizadas em outubro
No local foi montada uma estrutura especial para receber especialistas em Odontopediatria, Periodontia e Radiologia Odontológica que alertaram e orientaram os participantes. A atividade, planejada com o CRO-GO, teve a parceria e participação dos representantes da Uniodonto Goiânia, Associação Brasileira de Odontopediatria Regional Goiás, UNIP/Goiânia e Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia.
Retorno
Para a gerente Administrativa da ABO Goiás, Tereza Mendes, os eventos objetivam não apenas cumprir a responsabilidade social mas também atender aos preceitos da entidade.
Ela afirma que o feedback é sempre positivo, motivo de as instituições beneficiadas frequentemente solicitarem o retorno das atividades. “É importante para a Associação, já que cooperar para o desenvolvimento e difusão da Odontologia e, ainda, promover a Odontologia Coletiva de forma a contribuir com programas que visem a saúde pública são parte de sua finalidade estatutária”, afirma.
Tereza destaca que na avaliação interna da ABO, esse tipo de iniciativa é sempre muito positiva e as parcerias fortalecem a possibilidade de realizarem ações com cunho social na área da Odontologia. “Inclusive uma nova grande ação está prevista para abril de 2018, por ocasião do dia Mundial da Saúde”, antecipa.