Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

A Odontologia na era digital

Publicado em : 14/12/2018

Fonte : Revista Odonto nº 38 -

Os recursos tecnológicos proporcionados pela era digital estão invadindo os consultórios odontológicos, facilitando o trabalho dos profissionais e trazendo mais conforto e melhores resultados aos pacientes. Os mais recentes procedimentos e equipamentos lançados no mercado da Odontologia Digital foram apresentados durante a 11ª edição do Congresso Universitário Goiano de Odontologia (CUGO), realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em Goiânia, e que, este ano, ressaltou a participação da mulher odontóloga.

Promovido a cada dois anos pelo Centro Acadêmico de Odontologia Horace Wells, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento visa a formação e o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais em diversas áreas. Apesar de ter os acadêmicos como principal público alvo, o CUGO também atrai muitos profissionais que desejam conhecer os mais recentes trabalhos científicos que estão inovando os procedimentos odontológicos.

A cada edição, um docente de destaque é convidado para ser o presidente de honra do evento, geralmente um homem. Mas, este ano, como todo contexto do CUGO fez uma homenagem às profissionais mulheres, a escolhida para presidente de honra foi a cirurgiã dentista Érica Miranda de Torres, professora associada da UFG e consultora científica do Grupo Personnalité - Ensino Odontológico Integrado junto à Associação Brasileira de Odontologia de Goiás (ABO Goiás).

Segundo ela, o 11º CUGO contou com o número recorde de cerca de 500 inscritos, um crescimento acentuado em relação à última edição, que já havia sido a maior da história, com 260 inscrições. “Somando com os membros da organização, palestrantes, examinadores e expositores, foram mais de 700 pessoas envolvidas”, lembra a professora. O mesmo crescimento foi observado no número de trabalhos científicos inscritos.

Este ano, foram 244 trabalhos inscritos, contra 154 na última edição do congresso, que ocorreu em 2016. Além disso, outras universidades também foram convidadas para serem parceiras no evento e foi criada uma comissão interinstitucional formada por alunos de outras universidades de Goiás. “Atribuo grande parte do sucesso do evento a estes parceiros. O CUGO transcendeu sua dimensão local e foi transformado num evento regional”, destaca a professora. O congresso também contou com a participação de alunos do Distrito Federal, Tocantins e do Pará.

Foram apresentadas 40 atividades científicas durante esta última edição do CUGO, sendo 50% delas ministradas por mulheres, o que não é comum em congressos de Odontologia. De acordo com a professora Érica Miranda, o evento abrangeu diversas áreas de formação, com apresentações de trabalhos científicos acadêmicos feitos por alunos em oito modalidades, o que também foi uma novidade. “Estudantes de pós-graduação e profissionais apresentaram seus trabalhos em uma categoria, enquanto os acadêmicos em outra”, explica. Foram trabalhos clínicos e científicos, divididos nas categorias Pôster e Fórum.

 

Comissão organizadora do CUGO comemora edição histórica do evento

 

Digital
A Odontologia Digital foi a temática mais central do 11º CUGO, que abordou o uso da tecnologia nas diferentes áreas de atuação dos cirurgiões-dentistas, como reabilitação oral, estética, cirurgia buco-maxilo-facial e endodontia. “Hoje, a Odontologia vive uma nova fase e 2018 é um ano marco”, afirma a professora.

Com o advento dessas novas tecnologias, hoje não é mais preciso, por exemplo, fazer molde da arcada dentária do paciente, que já pode ter toda boca mapeada digitalmente por um scanner. Uma tomografia computadorizada mostra todo esqueleto da face do paciente e as imagens dimensionais são unidas através de um software. O resultado, explica Érica, é um enorme ganho no planejamento e qualidade do diagnóstico.

Na parte de execução do tratamento, há um ganho de previsibilidade, graças à possibilidade de simulação de resultados finais. “Hoje, um novo sorriso já é tecnicamente previsível, garantindo a total satisfação do paciente”, destaca a professora. Ela lembra que as tecnologias proporcionadas por equipamentos como o Cad Cam vieram com tudo no CUGO porque é neste sentido que a Odontologia mais avança. “É um caminho sem volta por onde a Odontologia está seguindo”, ressalta.

Mulheres
Toda ambientalização do evento girou em torno da presença da mulher na Odontologia. Érica Miranda lembra que todo marketing desta edição foi focado na tônica da participação da mulher neste mercado. Por isso, o evento teve toda uma característica feminina e até um espaço com vários serviços voltados à mulher, como maquiagem, esmaltaria de unhas e massagem. 

Érica ressalta que a grade científica também contou com uma participação maciça de mulheres, o que não é muito comum em congressos de Odontologia, apesar delas serem 70% dos cirurgiões-dentistas do País. Para a professora, uma das explicações para isso é o fato da maioria das mulheres ainda não conseguir focar tanto na carreira quanto os homens, já que elas precisam dividir seu tempo com os cuidados com a casa, marido e filhos. “Mas isso ocorre em qualquer atividade, e não é uma situação vivenciada apenas pelas profissionais da Odontologia”, destaca a professora.

 

Estande da ABO Goiás no CUGO fez cadastramento de novos associados acadêmicos com sorteio de brindes 

 

Durante o CUGO, também foi realizada uma feira comercial com a participação de expositores de vários segmentos de interesse para a Odontologia. A ABO Goiás participou apresentando seu portfólio de cursos, cadastramento de associados acadêmicos e sorteio de prêmios. Houveram também serviços de tratamentos de saúde e qualidade de vida e exposição de produtos e equipamentos odontológicos em geral.


Vestibular agendado para Odonto 2019/1 está aberto

Vestibular agendado para Odonto 2019/1 está aberto

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

Apesar da seleção convencional para todos os cursos ter sido realizada no último dia 2 de dezembro, os estudantes ainda têm até 20 de janeiro para se inscreverem para o vestibular agendado da instituição de ensino superior que tem parceria com a ABO Goiás



Imagens de extrema nitidez

Imagens de extrema nitidez

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

Trabalho de pesquisadores do grupo endoscience, CROIF, CDT Software e University of Texas apresentando novo software de tomografia é DESTAQUE na capa da mais importante revista de endodontia do mundo


Odontologia Estética apresenta seus maiores avanços

Odontologia Estética apresenta seus maiores avanços

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

Os participantes do Estética Goiás 2018 conheceram as principais tendências mundiais em técnicas, materiais e equipamentos utilizados nos procedimentos de reabilitação estética, que já proporcionam resultados com maior qualidade e longevidade para os pacientes


Cisto radicular muito extenso

Cisto radicular muito extenso

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

Caso específico chamou atenção pela grande extensão e complexidade, o que exigiu a intervenção de vários especialistas e uma nova abordagem


Jornada de atualização e confraternização

Jornada de atualização e confraternização

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

Com uma programação científica variada, a 10ª Jornada Odontológica Universitária da UNIP-GO (X JOUGO) foi uma oportunidade para fortalecer o aprendizado dos graduandos e ajudar na atualização dos profissionais da área, além de promover o congraçamento entre atuais e ex-alunos


Esporte que fortalece para o trabalho e a família

Esporte que fortalece para o trabalho e a família

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

O cirurgião-dentista Elder Brito descobriu no futevôlei o esporte ideal para extravasar o estresse da rotina diária e melhorar o condicionamento físico, e acabou levando junto a esposa, a também cirurgiã dentista Ludmilla Rodrigues


Contagem regressiva em grande estilo

Contagem regressiva em grande estilo

 14/12/2018

 Revista Odonto nº 38

Clubes e hotéis já definiram suas programações para a virada do ano, com ceias especiais, queima de fogos e muita música para começar 2019 com o pé direito




Voltar