Ir para página inicial Vestibular Unifam

Notícias

A Contribuição Científica em 30 anos da ROBRAC à Odontologia Brasileira

Publicado em : 08/02/2021

Autor : Carlos Estrela

 

A história tem reportado que o ser humano moderno experimenta uma infinidade de inovações a cada segundo em sua rotina de vida.

A Revista Odontológica do Brasil Central (ROBRAC), um veículo de comunicação e divulgação científica da Associação Brasileira de Odontologia - secção de Goiás, comemora seu trigésimo ano de vida. Uma expressiva quantidade de informações científicas e tecnológicas qualificadas foram divulgadas com o objetivo de aprimorar cada vez mais o Cirurgião-Dentista, e à sua vez, melhorar a qualidade de vida e saúde de seus pacientes. 

A contribuição da ROBRAC com os profissionais da classe odontológica tem sido cada vez maior e mais abrangente. O agradecimento e enaltecimento aos idealizadores desta revista, que naquele momento de seu nascimento parecia um sonho. A concretização deste sonho decorridos 30 anos de existência brinda a todos com a alegria da vida acadêmica e clínica. Uma boa semente plantada no sertão do Brasil Central que contribui com valiosas informações e acesso virtual livre a todo o Universo. Nos mais de 88 exemplares e inúmeros artigos de revisões da literatura, revisões sistemáticas ou meta-análises, pesquisas in vitro, pesquisas em animais, pesquisas clínicas retrospectivas ou prospectivas, e relatos de casos clínicos, pode-se verificar conteúdos para o especialista, o clínico geral e os estudantes de Odontologia. Igualmente possibilita ao professor, ao pesquisador ou ao aluno de pós-graduação um canal de comunicação com a comunidade odontológica. Estas alianças de informações evidenciam o serviço prestado à comunidade com a oferta permanente de atualização de parte das competências do Cirurgião-Dentista.

Nos primórdios de sua criação, o imenso desafio constituia na busca por artigos científicos, e sua manutenção em modelo de formato impresso. O acesso era mais restrito. No decorrer dos anos e com a nova era das tecnologias de informações que revolucionaram todo o mundo, as possibilidades de acesso a todos os números a qualquer momento condecorou este instrumento de informações com outra dimensão, numa plataforma interativa e atual, capaz de permitir o acompanhamento da evolução científica e tecnológica da Odontologia.

O reconhecimento nacional da ROBRAC permitiu a pesquisadores, professores e clínicos, de todo o país e do exterior, divulgar suas contribuições científicas nos diferentes níveis e contextos de aplicações. A estrutura organizacional da ROBRAC em função da busca cada vez maior por excelência, da quantidade de estudos recebidos de todos grupos de investigações (e Universidades) do país,  implementou um corpo editorial competente de revisão por pares, seguindo o padrão dos importantes jornais de impacto científico. A ROBRAC apresenta um cadastro de existência como periódico nacional o ”International Standard Serial Number (ISSN)” (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT). O uso do ISSN garante ao editor uma visibilidade qualificada ao periódico, dando mais facilidade para a busca em bases catalográficas e de bibliotecas (eletrônicas ou físicas). Apresenta ainda o DOI (Digital Object Identifier, Identificador de Objeto Digital), que constitu um código, sendo único e intransferível para cada estudo publicado.

A Associação Brasileira de Odontologia - secção de Goiás continua dando todo o suporte necessário para o crescimento deste veículo de comunicação científica para os profissionais de todo o Brasil e do exterior. Parabéns ROBRAC pelos 30 anos de vida. Seguro da contribuição científica para a classe odontológica em busca de uma melhor qualidade de vida voltada a toda a sociedade, o compromisso integra o papel de aprendizagem permanente,  posterior a terceira década de existência. O trabalho invisível aos olhos de muitos traz benefícios à aqueles que hoje pedem mais ciência, mais divulgação de conhecimento aberto com vistas ao destino de qualquer nível de pesquisa, a saúde humana.


ABO lança plataforma digital de ensino odontológico

ABO lança plataforma digital de ensino odontológico

 15/09/2021

 ABO Goiás

No dia 14 de setembro, a ABO Goiás estreou sua nova plataforma digital de ensino odontológico, o ABO Play. A primeira aula ao vivo e online foi ministrada pela renomada professora Drª Paula de Carvalho Cardoso, que é especialista, mestre e doutora em [...]



CIOGO terá nova data devido à Pandemia

CIOGO terá nova data devido à Pandemia

 18/06/2021

  Inicialmente, acreditando em um cenário mais favorável para a realização do congresso em Setembro de 2021, a ABO Goiás trabalhou com todas as possibilidades para manter a programação do CIOGO. No entanto, com as [...]






Lei que exige Dentista em UTI é aprovada em Goiânia

Lei que exige Dentista em UTI é aprovada em Goiânia

 30/09/2020

 CRO Goiás

Foi aprovado, em PRIMEIRA VOTAÇÃO, projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da presença de cirurgião-dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e demais unidades hospitalares públicas e privadas de internações prolongadas, no município de Goiânia.




Voltar