Ir para página inicialParceria UnifamParceria Unifam

Notícias

Voo internacional em primeira classe

Publicado em : 24/03/2018

Autor : ABO Goiás

Fonte : Revista Odonto n.35 -

Já está se tornando frequente ouvir diálogos em espanhol nos corredores da ABO Goiás. Professores e alguns funcionários vêm se dedicando ao idioma para receber alunos principalmente da América Latina. A instituição ascende ano a ano internacionalmente em termos de produção científica e de quantidade de alunos oriundos de outros países. Em destaque, a Equipe Dentística possui grande reconhecimento mundial.

Os temas que envolvem a especialidade atraem muitas pessoas interessadas em atualização científica profissional. Aliado a isso, o desenvolvimento da ciência ao longo dos anos resultou em obras como um best-seller dos últimos três anos: o livro Facetas - Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos, dos professores Paula Cardoso e Rafael Decurcio, com protocolos clínicos estabelecidos e consagrados na literatura sobre facetas cerâmicas e apontamentos sobre o planejamento e a execução de reabilitação estético-funcional.

Best-seller da Editora Ponto, o livro "Facetas", dos professores Paula Cardoso e Rafael Decurcio, ganhou sua versão em espanhol "Carillas" para atender à demanda do público latino-americano

 

Editado e publicado pela Editora Ponto em 2015, o trabalho está na terceira edição. Após a publicação em português, o público latino solicitou que a publicação fosse traduzida, o que ocorreu em 2016 com o auxílio dos professores Oscar Arauco, da Bolívia, Marco Abanto, do Peru, e Cintía Rodriguez, também do Peru. Decurcio lembra que o livro é comercializado pelo site equipedentistica.com.br e por revendedores locais, com vendas já registradas na Espanha, México, República Dominicana, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia, além do Brasil.

 

Docentes

O currículo acadêmico do grupo também é bastante conceituado. Ao todo, 11 professores dedicados diretamente aos cursos de especialização e cursos laboratoriais formam a equipe. Eles são frequentemente convidados a ministrar palestras pelo mundo. Paula Cardoso, Rafael Decurcio, Lucio Monteiro, Marcus Perillo, Ana Paula Magalhães, Pedro Lima e Terence Romano já viajaram ao Japão, Estados Unidos, México, Portugal, Itália, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Bolívia e Colômbia representando a Odontologia goiana e brasileira.

Reunindo talentos diversificados, a competência e o alto astral da Equipe Dentística tem atraído alunos de todo o Brasil e de diversos outros países do mundo

 

Para a professora da Equipe Dentística, Paula Cardoso, o destaque internacional da Associação também veio indireta e inevitavelmente pela projeção da Equipe Dentística, responsável pelos cursos de especialização em Dentística e de aperfeiçoamento em reabilitação estético-funcional e que, desde 2011, realiza o curso clínico internacional de facetas cerâmicas dedicado ao público latino-americano, que está em sua 10ª edição.

“Desde então, a ABO Goiás vem recebendo o público latino, aumentando sua exposição mundial e recebendo grande reconhecimento. Já tivemos mais de 1,8 mil alunos que fizeram algum curso na área de Dentística e centenas de pacientes assistidos. Essa notoriedade tem ofertado a possibilidade de que as demais especialidades da instituição possam receber alunos latinos pela confiança gerada pela Equipe Dentística no mundo científico de língua hispana”, afirma Paula.

Exemplo da atração de estrangeiros aos cursos da instituição é a lotação completa das vagas disponibilizadas pela Equipe Dentística na especialização destinada a latino-americanos, com aulas em idioma espanhol. O também professor da Equipe Dentística, Lúcio Monteiro salienta que a absorção de mais alunos seria possível se houvesse espaço físico e datas disponíveis considerando o volume de inscrições recebidas. “Estamos com 46 alunos brasileiros e 24 alunos latino-americanos somente nos cursos de Especialização em Dentística, perfazendo um total histórico de 70 alunos regularmente matriculados. Não há precedentes na especialidade de Dentística em nenhum lugar no mundo”, celebra.

Recepção das novas turmas nacionais e internacional ocorreu em evento de encerramento das duas turmas 2016-2018 e contou com palestrantes renomados e as emocionantes defesas das monografias

 

A realização de diversos cursos internacionais e a recente abertura da "Especialidad en Estética Dental" pavimentou o caminho para que outras áreas também pudessem ofertar formação para esse público. A equipe OrthoEvidence, que atua na área de Ortodontia, iniciou em março de 2018 sua primeira turma de "Especialidad en Ortodoncia", com alunos advindos da Colombia, Equador e Peru. A equipe EndoScience – atuante em Endodontia – também possui projeto para atender alunos latinos em cursos internacionais.

 

Pioneirismo

A Equipe Dentística da ABO Goiás revolucionou a especialidade no Brasil. Em 2010, a área estava com baixos índices de procura no país, os profissionais estavam migrando principalmente para a Implantodontia e Prótese Dentária. Com alterações pontuais, o cenário se transformou. O grupo foi a primeiro no país a dar destaque à equipe e não a um professor-protagonista, a desenvolver uma marca identificadora, a estabelecer o jaleco preto como uniforme, a mudar o projeto pedagógico do curso de Dentística ampliando as áreas abordadas e a absorver mais de 12 alunos nos cursos de especialização que, historicamente, sempre se orientaram de acordo com o CFO e passaram a seguir as orientações do Ministério da Educação.

“Dentro da ABO Goiás, o impacto foi o estímulo às demais equipes a fazerem o mesmo. Após a consolidação dessa experiência, outros professores se sentiram seguros para tomar a mesma atitude, gerando resultados muito positivos na própria Associação que catapultou a quantidade de alunos regulares”, relembra o professor da Equipe Dentística, Rafael Decurcio.


Disciplina,  talento e ousadia

Disciplina, talento e ousadia

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Responsável pelo desenvolvimento de técnicas restauradoras inovadoras, Luis Gustavo Barrotte supera os estereótipos de professor, pesquisador, palestrante e profissional da Odontologia








A regra é competitividade

A regra é competitividade

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Seja em lutas ou em corrida, a superação pessoal é a marca de Jorivê Castro. O amor aos esportes estimula o ortodontista a resistir lesões E desgaste físico


Turismo rural sim, senhor!

Turismo rural sim, senhor!

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Percorrer fazendas em busca de comida típica e estilo de vida simples é modalidade que vem ganhando espaço no estado



Voltar