Ir para página inicialParceria UnifamParceria Unifam

Notícias

Oportunidade para aprimorar conhecimentos

Publicado em : 16/12/2017

Autor : ABO Goiás

Fonte : Revista Odonto n.34 -

Uma das maiores proporções mundiais de cirurgião-dentista por habitantes está no Brasil. O diferencial das habilidades do profissional é fator determinante no desempenho da carreira. A especialização surge como uma excelente forma de aprimorar e alcançar conhecimentos específicos, fazer networking e ampliar as possibilidades de atuação. Tradicional dentro e fora do estado, a ABO Goiás está com inscrições abertas para especializações em quatro áreas.

 

Prótese Dentária

A qualidade do tratamento oferecido aliado a métodos rápidos, menos invasivos e com resultados satisfatórios impactam diretamente na escolha dos pacientes. A odontologia digital, que veio para dinamizar os tratamentos de reabilitação oral, é enfatizada no curso de Especialização em Prótese Dentária, incluindo desde o planejamento digital do sorriso até o emprego das revolucionárias ferramentas CAD/CAM, extensivamente aplicada na confecção de pilares personalizados estéticos para próteses sobre implantes e restaurações totalmente cerâmicas.

Na ABO, a equipe competente e experiente possibilita dar ao curso uma visão ampla necessária aos casos de maior complexidade de reabilitação oral atendendo às demandas estéticas e funcionais do paciente. O aluno participa ativamente do diagnóstico, planejamento e execução de casos com diferentes graus de complexidade envolvendo cirurgias periodontais estéticas e de implantes, restabelecimento de DVO, facetas e lentes de contato cerâmicas, facetas de resina composta e opções protéticas implantossuportadas, graças à formação multidisciplinar da equipe Reabilitação Oral, formada por periodontistas, implantodontistas e protesistas.

A especialização é destinada a clínicos gerais e especialistas que buscam resultados diferenciados nos tratamentos reabilitadores e desejam se atualizar nas inovações na área. A especialização tem duração de 25 meses com encontros mensais de terça a sexta-feira, a partir de fevereiro de 2018.

 

Odontopediatria

O público infanto-juvenil é estratégico para mudar os dados alarmantes em relação à saúde bucal no País. Consciente de sua importância desde a infância, muito pais já perceberam a necessidade de levar as crianças ao dentista logo cedo, inclusive para diagnóstico de patologias orais, tratamento de sequelas de trauma e reabilitação oral estética e funcional dos pequenos. Seguindo a ousadia e inovação da equipe de Odontopediatria da ABO Goiás, a instituição trouxe para Goiânia um novo formato para o curso de Especialização na área há 8 anos.

Ao final, os alunos saem com competências diferenciadas para o cuidado pediátrico, sabendo lidar com diferentes formas e tecnologias de gerenciamento de comportamento, e com uma visão holística de atendimento integral à saúde da criança, semelhante à formação dada ao médico durante sua residência na pediatria. Coordenadora do curso ao lado de Geovanna Machado, Anelise Daher afirma que estarão incluídas na próxima turma abordagens psicológicas e farmacológicas de atendimento infantil em um currículo à parte, extendido, vivência em sedação e anestesia geral, clínica de atendimento inter/multidisciplinar em todos os módulos com presença de ortodontista, psicólogo e fonoaudiólogo, habilitação em laserterapia inserida em disciplina de diagnóstico bucal de Odontopediatria e sedação inalatória com óxido nitroso.

“Na sexta turma da Especialização, a experiência dessa equipe lidará com o desafio de oferecer conteúdo programático além do exigido pelo CFO, visando uma formação mais completa e aprofundada para atender a criança, usufruindo além das estruturas física e logística excelentes da ABO Goiás, parcerias que nos permitam dar um passo além de tudo que já vivenciamos até hoje”, frisa Anelise. Com um incentivo a mais, o curso oferece bolsa com desconto para o aluno que se destacar na seleção e para o que obtiver melhor desempenho durante o curso. A Especialização em Odontopediatria terá duração de 24 meses e começará em março de 2018. O processo seletivo será em 25 de janeiro de 2018.

 

Endodontia

Comumente associada à “dor de dente”, a Endodontia representa uma das principais demandas de atendimento nos consultórios odontológicos. A especialidade visa a manutenção dos elementos dentários e da boa saúde bucal, dentro de princípios biológicos e científicos, com atuação no diagnóstico e tratamento dos fenômenos fisiopatológicos que acometem o complexo dentino-pulpo-periapical.

O avanço constante dos métodos diagnósticos (como a tomografia computadorizada e oximetria de pulso) e de recursos terapêuticos (instrumentação mecanizada em movimentos rotatórios e reciprocantes, ultrassom, microscopia clínica, entre outros) tem possibilitado a realização de tratamentos com maior previsibilidade. Neste contexto, a Endodontia representa uma excelente escolha dentre as demais especialidades odontológicas.

A turma de Especialização em Endodontia de 2018 da ABO Goiás, coordenada pela equipe EndoScience, terá seleção em 24 de fevereiro. O curso, que possui duração de 24 meses e terá início em abril, será conduzido sob total embasamento científico aliado à intensa atividade clínica e aplicação das mais recentes tecnologias.

 

Ortodontia

Com seleção em 27 de jandeiro, a novo turma da ABO Goiás terá início em março de 2018. O curso busca a formação do profissional na prática Ortodôntica visando a prevenção, interceptação e correção das más oclusões por meio do diagnóstico, do prognóstico, tratamento e controle pós-tratamento. Os estudantes desenvolverão as habilidades em encontros mensais, de segunda a quarta-feira.

Segundo o coordenador da Especialização, Regis Murilo, que comanda o curso ao lado de Acácio Fuziy, toda discussão será conduzida sem dogmas, aberta ao debate científico. Uma construção de pensamento apoiado na biologia e formado por pesquisas bem conduzidas. A programação é alicerçada em conhecimentos básicos essenciais aos entendimentos de todos os fenômenos fisiopatológicos relacionados ao sistema estomatognático e suas implicações. Além do mais, é acrescido do planejamento, estruturação do diagnóstico, tratamento e aplicação de técnicas de tratamento ortopédico-ortodôntico.

Regis salienta que a Associação inclui módulos de Imersão com professores convidados, ampla disponibilidade de pacientes, materiais para a prática clínica e prestação de consultoria a casos particulares. “Temos laboratórios modernos, exclusivo serviço de Radiologia com Tomografia Computadorizada, laboratório CAD/CAM, clínicas modernas e completamente equipadas. Sem dúvidas, isso contribui com o sucesso do aluno da ABO Goiás”, destaca.


Disciplina,  talento e ousadia

Disciplina, talento e ousadia

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Responsável pelo desenvolvimento de técnicas restauradoras inovadoras, Luis Gustavo Barrotte supera os estereótipos de professor, pesquisador, palestrante e profissional da Odontologia



Voo internacional em primeira classe

Voo internacional em primeira classe

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

ABO Goiás reforça protagonismo dentro e fora do País com atuação destaque da Equipe Dentística. São mais de 1,8 mil ex-alunos em sete anos de trabalho







A regra é competitividade

A regra é competitividade

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Seja em lutas ou em corrida, a superação pessoal é a marca de Jorivê Castro. O amor aos esportes estimula o ortodontista a resistir lesões E desgaste físico


Turismo rural sim, senhor!

Turismo rural sim, senhor!

 24/03/2018

 Revista Odonto n.35

Percorrer fazendas em busca de comida típica e estilo de vida simples é modalidade que vem ganhando espaço no estado


Voltar